ícone whatsapp

Câmara reúne autoridades e abre oficialmente trabalhos em Plenário

15.02.2017 · 12:00 · Solenidades

Foram abertos oficialmente os trabalhos legislativos de 2017, durante sessão solene inaugural realizada na manhã desta quarta-feira (15), dando o pontapé inicial à 10ª Legislatura (2017-2020).

Na abertura das atividades em Plenário, o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha destacou que “essa Casa é a caixa de ressonância da sociedade. Estamos aqui para inaugurar os trabalhos e abençoados por Deus, tenho certeza que cada um de nós vamos fazer aquilo que de melhor fazemos. Vamos lutar, a cada dia, honrar cada um dos votos de confiança que recebemos nas urnas, com transparência, ética, responsabilidade, entendendo o novo momento político que o pais está passando”, afirmou.

Ao usar a Tribuna, o prefeito Marcos Trad fez questão de enaltecer a importância do relacionamento harmônico entre os Poderes Legislativo e Executivo. “Na abertura desse processo legislativo de 2017 sinto-me verdadeiramente honrado em participar, juntamente com representantes do Povo dessa Casa de Leis, do início dessa promissora jornada que ora nos embala. Sinto-me em casa. A história de minha vida confunde-se com a do Legislativo de Mato Grosso do Sul. O diálogo permanente com aqueles que aqui chegam pela livre escolha da sociedade é a única forma de promover o encontro entre o corpo e o espírito de uma cidade, transformando sonhos em realidade. Trata-se de um ato que consideramos de extrema importância, pois simboliza o encontro entre dois Poderes – Executivo e Legislativo – que aqui estão materializados pela força que transforma o voto popular na vontade geral de nossa cidade”, afirmou.

Na sessão solene, Marquinhos Trad entregou aos parlamentares uma mensagem oficial detalhando a situação geral do município, contendo execução orçamentária e arrecadação de impostos referentes a 2016, além do Plano de Governo atual.

De acordo com o prefeito, “nesse aspecto, dando cumprimento ao art. 32, § 6º da Lei Orgânica Municipal, apresento a Vossas Excelências os dados referentes à execução orçamentária e financeira do Município no exercício de 2016, encontrados ao iniciar o nosso mandato à frente do Poder Executivo, bem como as linhas mestras do nosso programa de governo, além de um breve relato das medidas emergenciais implementadas nesses primeiros quarenta dias da nossa Administração. Este gesto, não obstante ser uma imposição da Lei, torna-se obrigação moral que apraz a todo conhecedor e defensor da independência e a convivência harmônica entre os Poderes”, disse em discurso.

Em seu pronunciamento, a vice-governadora Rose Modesto destacou a importância do Legislativo Municipal. “Quero falar da minha alegria de estar aqui nessa manhã. Minha história política começou nessa Casa, onde pude conviver com os vereadores e com toda equipe dessa Casa, tendo a oportunidade de poder aprender e contribuir com o desenvolvimento de Campo Grande e reconhecendo a importância da Câmara no desenvolvimento dessa cidade. Esse Poder Legislativo, com certeza, é o para-choque de todos os problemas que atinge a nossa sociedade, é aqui que chegam primeiro as demandas. Aqui estão representadas todas as categorias. O sentimento dessa cidade se encontra aqui nesse plenário”, disse.

A solenidade contou com a presença do desembargador Divoncir Schreiner Maran, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul; do deputado estadual Herculano Borges; da vice-prefeita Adriane Lopes, do Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e da vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto.

A primeira sessão ordinária de 2017 será realizada nesta quinta-feira (16), a partir das 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, bairro Jatiúka Park.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal