ícone whatsapp

Convidado a participar de manifestação, Salineiro defende fim do Estatuto do Desarmamento

20.02.2017 · 12:00 · Vereador André Salineiro

Ao discursar durante manifestação no domingo (19), o vereador André Salineiro afirmou que em 10 anos como Policial Federal, nunca presenciou alguém com passagem pela polícia entregar uma arma de fogo às autoridades. O manifesto, que reuniu dezenas de pessoas na Avenida Afonso Pena, foi em apoio ao Projeto de Lei 3.722/12, que prevê a revogação do Estatuto do Desarmamento e estabelece nova regulamentação para aquisição, posse, circulação e porte de armas no Brasil.

 

Durante a manifestação, em frente ao MPF (Ministério Público Federal), Salineiro falou como cidadão e disse que apesar de o tema ser de competência nacional, a ideia é pressionar o governo e os parlamentares sobre a importância da revogação do estatuto. Ele defendeu ainda a criação de punições para quem utilize as armas de maneira arbitrária.

 

“Desde a entrada em vigor do Estatuto do Desarmamento, os índices de homicídios só aumentaram. Claro que muito se deve às políticas públicas de segurança falidas existentes em nosso país. Contudo, ao mesmo tempo em que aumentou a criminalidade, o cidadão de bem ficou ainda mais vulnerável, pois foi obrigado a entregar a única forma realmente eficaz de se defender, uma arma”, argumentou.

 

Para Salineiro, o estatuto, que está em vigor desde 2003, tirou das pessoas o direito natural da legítima defesa e deixou os brasileiros expostos aos criminosos. O vereador explicou que esta lei seria válida se o Estado proporcionasse segurança de fato a todos. “Quanto mais vulnerável é o cidadão, mais violento é o criminoso”, disse.

 

 

Caroline Maldonado

Assessoria de Imprensa do Vereador