ícone whatsapp

De autoria do Vereador Delegado Wellington, Núcleo de Pesquisa e Análise Criminal de Dados sobre Segurança Pública é criado na Capital

20.10.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Nesta sexta-feira (20) foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande, a Lei 5.895/17 que cria o Núcleo de Pesquisa e Análise Criminal de Dados sobre Segurança Pública, de autoria do Vereador Delegado Wellington (PSDB).

A Lei 5.895/17 tem como objetivo identificar os problemas de Segurança Pública existentes em Campo Grande por meio da elaboração de um diagnóstico. A coleta de dados sobre violência e criminalidade, e consequentemente formular propostas de solução que se traduzam em políticas públicas e então serem implementadas no município.

“Por meio das informações obtidas durante a pesquisa desse Núcleo, é possível realizar a avaliação dos resultados e então elaborar um diagnóstico para mapear medidas que produzam resultados positivos na área da segurança pública da Capital. Além disso, o trabalho de coleta e sistematização dos dados sobre a temática segurança pública, permitiria a divulgação sistemática de informações sobre a dinâmica da violência local, de tal forma que os cidadãos estejam informados sobre a natureza e a incidência dos delitos e que possam, também, tomar suas precauções e pensar em iniciativas públicas, integradas, levando em conta, também, as informações concernentes aos dados socioeconômicos, geográficos e urbanos”, explica o parlamentar. 

Ainda de acordo com o Vereador Delegado Wellington, é necessário aliar as tecnologias, por meio das técnicas disponíveis, sobretudo de engenharia do conhecimento, para realizar a extração de conhecimento das informações depositadas nos bancos de dados das instituições de segurança pública.

“Esta é uma boa forma de auxiliar no processamento dos dados e disponibilizar de forma mais útil as informações aos analistas criminais”, explica o vereador Delegado Wellington.

Fernanda Yafusso

Assessoria de Imprensa do Vereador