ícone whatsapp

Dia Municipal do Taxista lota Casa de Leis e eleva autoestima da classe

08.08.2018 · 12:00 · Solenidades

Quem animou o evento para homenagear os taxistas de Campo Grande, na noite desta quarta-feira (8), no Plenário Oliva Enciso, da Câmara de Vereadores, foi o cantor Gilson da dupla Gilson e Júnior. 

A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Lei n. 5.079/12 e pela Resolução n. 1.147/12.

Falando em nome dos parlamentares, o vereador Carlão disse que a Câmara Municipal, nos últimos anos, tem feito o seu papel, conforme preconiza a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal que é legislar, fiscalizar e reivindicar. Além de fazer as homenagens às pessoas que fizeram e fazem diferença em Campo Grande. “Os taxistas, esta categoria antiga, participou desde o início com carroças, bicicletas, depois para o táxi. Hoje vem contribuindo muito com nossa cidade. Tem o dia do médico, mas também tem o taxista. A Câmara lembrou do taxista que também é importante. Para a Câmara é sempre importante estar homenageando aquela classe que realmente trabalha pela cidade”, pontuou.

Em nome dos homenageados, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Campo Grande, Bernardo Quartin Barrios, disse que é muito bom sempre ser lembrado, não só pela Casa de Leis, mas a Casa do Povo Campo-Grandense. Para ele, ter a oportunidade de ver estes trabalhadores tão merecidamente receberem esta homenagem, deixa claro que não é só a Câmara que reconhece o trabalho deles e sim a sociedade campo-grandense que está valorizando o trabalho do taxista.

“Mesmo se tenha algum seguimento que desacredite, que ache que a coisa não vai caminhar, mas hoje o táxi tem o seu firmamento. O táxi é uma categoria que vem organizada aqui dentro da nossa Capital desde a década de 1930. Começamos mais ou menos em 1937 onde se organizam sindicato de carroceiros e choferes que vinham sofrendo as mudanças, as adequações necessárias para que o transporte pudesse continuar sendo feito aqui na nossa cidade. Então, apesar de todas as transformações, esta valorização vem em um momento de melhorar a autoestima deste trabalhador, de saber que fomos importantes no passado, somos importantes e sabemos que no futuro teremos mais importância ainda porque como no exército o táxi é da infantaria. É o que recebe o primeiro choque, o que recebe a primeira carga de todo o sistema de transporte dentro do caos e é o que faz a cidade girar independente de outros sistemas que aí existem. O táxi foi uma potência, continua sendo uma potência e sempre vai ser em toda e qualquer cidade onde houver um taxista, então é muito bem-vinda esta homenagem”, agradeceu Barrios.

Compuseram a mesa o diretor de Transporte da Agetran, Luis Alencar; o fundador e atual presidente da Coopertáxi, Flávio Marcio de Oliveira; presidente da Associação de Moradores de Mato Grosso do Sul, Edson Maidana e do Conselho de Segurança do Bairro Nova Lima, Zé Geraldo.

Serviço – A solenidade foi realizada no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, 1.600, Bairro Jatiúka Park.

Confira a lista de homenageados:

Ayrton Araújo do PT – Veymar Echeverria e Alípio Álvaro Da Costa

Betinho – Ana Glads Moreno de Sousa Macedo Arce e Zilvete Costa Souza Alves

Carlão – Adjalma Glagau de Medeiros e Wilson Pereira Costa

Cazuza – Fernando Yukio Yonaka e Aristeu Tamotsu Yonaka

Chiquinho Telles – Wilmar Alves De Souza e Mario Marcio Bordim de Souza

Delegado Wellington – Odevaldo Pegaz e Flavio Marcio de Oliveira Panissa

Dharleng Campos – Mary da Silva e Anderson Bandeira Correia

Dr. Loester – Helvio Rodrigues Leão e Antonio Carlos Batista Alves do Amaral

Eduardo Romero – Geraldo de Jesus Espíndola e Gean Franco Laroque Varela

Enfermeira Cida Amaral – Ellimane Lima Sanchez e Rute de Fatima Lopes Maldonado

João Cesar Mattogrosso – Bernardo Quartin Barrios e Eduardo Juliace de Araújo

Junior Longo – Jair Venceslau de Oliveira e Carlito Tavares Flor

Pr. Jeremias Flores – Ermando José Orácio e Vilma Santos Ponte

Valdir Gomes – Paulo Pereira de Lima e Edinaldo Ribeiro de Lima 

Veterinário Francisco – Bento Lescano de Souza

Câmara Municipal

Ednilce Rocha Albernaz

Denise Vargas De Oliveira

José Silas De Souza Neto 

Ricardo Hideki Okumura

Gilberto Alves Sandim

Lourival Da Rocha

 

Rafael Belo
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal