ícone whatsapp

Dr. Lívio destaca manutenção do calçadão do Estrela do Sul Projeto Coletivo serve de inspiração para novos projetos no bairro

18.06.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Como está o calçadão do Estrela do Sul, após a obra de revitalização? A equipe do vereador Dr. Lívio (PSDB), que fez a intervenção social para entregar essa melhoria aos moradores do bairro, voltou ao local, no fim de semana, e constatou que, após sete meses, a benfeitoria está preservada.

O parlamentar percorreu as cinco quadras do calçadão e verificou que a grama tem sido cortada, o lixo retirado, os muros que foram grafitados estão sem pichações e as mudas que foram plantadas estão preservadas. “Conversamos com vários moradores e eles foram unânimes em afirmar que todos estão fazendo sua parte. Lembro que no começo havia resistência por parte de alguns, mas a conservação da obra mostra o quanto o projeto foi inspirador”, disse o vereador.

A prova disso é que, após a união de esforços para revitalizar o calçadão, que tinha sido destruído, em 2009, durante as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os moradores vão novamente juntar forças para construir um posto da Guarda Municipal na praça da região. E a escola estadual Dr. Arthur de Vasconcellos Dias terá o projeto “Pais na Escola, Alunos Excelentes”, onde os pais serão responsáveis pela implantação e manutenção de uma horta dentro da instituição.

“São projetos a várias mãos, por meio de parcerias. Assim, os moradores enxergam que eles são protagonistas de todo cuidado que a cidade precisa e merece e, participando de todo o processo criativo, eles realmente encaram isso como propriedade deles”, explica Dr. Lívio. O vereador relembra que esse é o intuito do Projeto Coletivo, onde cada um demonstra sua boa vontade em preservar e construir a cidade que “a gente quer”. “Devemos começar por nós mesmos, nossa casa, nosso bairro, mostrando que tudo isso que estamos vendo aqui no Estrela do Sul é possível ser estendido a outros bairros ou projetos”, finalizou.

Horta na escola 

O eletricista Gilson Rocha é um dos pais que irão colaborar com o projeto da horta. Segundo ele, o grupo vai se reunir aos sábados para preparar a terra, plantar e colher. Por intermédio da equipe do Dr. Lívio, eles já conseguiram adubo e máquina para limpar a área onde serão plantadas as hortaliças. A proposta é que as verduras e legumes sejam usados na alimentação dos alunos. “Se sobrar, vamos doar para a comunidade”, completou o pai. 

Paisagismo no canteiro

Os moradores também querem se juntar para fazer um projeto de paisagismo no canteiro entre as ruas Barbeiro de Sevilha e Simão Bocanegra, bem no final no calçadão. O local, que estava cheio de entulho, foi limpo a pedido do Dr. Lívio, com a ajuda da Secretaria Municipal deInfraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). A professora de artes Fátima Riqueti está ansiosa para começar a trabalhar no local. “A ideia foi de um aluno nosso lá do Arthur de vasconcellos”, disse Fátima.

Assessoria de Imprensa do Vereador