ícone whatsapp

Em audiência pública, Dr. Lívio questiona repasse para a saúde em 2019

18.10.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Como explicar o investimento previsto para a saúde em 2019? Esse questionamento norteou a fala do vereador Dr. Lívio (PSDB), durante audiência pública, realizada na Câmara Municipal, nessa quarta-feira (16), para discutir o Projeto de Lei 9.087/2018, que prevê a receita para o exercício financeiro de Campo Grande em 2019, a chamada Lei Orçamentária Anual (LOA). Para o ano que vem são estimados recursos no valor de 4.008.320.000,00 (quatro bilhões, oito milhões, trezentos e vinte mil reais), um crescimento de 8,26% em relação a 2018.

De acordo com o Secretário Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), Pedro Pedrossian Neto, que fez uma explanação detalhada do orçamento previsto para cada pasta, a saúde deverá contar com um aporte de 475.727.000,00 (quatrocentos e setenta e cinco milhões, setecentos e vinte e sete mil reais). Porém, conforme frisou Dr. Lívio, cerca de 425 milhões é gasto com pessoal.

“Esse orçamento não é o investimento real em saúde, pois grande parte com os gastos em saúde é com folha de pessoal. Se é gasto dessa maneira, estamos gastando pessimamente com a saúde. Quando vejo esses números eu me sinto na obrigação de chamar atenção para esse aspecto”, disse o vereador que é membro da Comissão de Saúde e  da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que é responsável por dar o parecer sobre o projeto.

O secretário Pedro Pedrossian Neto disse que a saúde é a pasta mais complexa. Ele explicou que gasto com pessoal, custeio e investimento é contabilizado tudo junto, conforme “manual do setor público”. O vereador não tem dúvida que o Executivo Municipal já tenha observado a composição desse percentual e concorda que a valorização do servidor é mais que necessária, porém ressalta que não se pode falar em uma aplicação expressiva na saúde, quando ainda “precisamos de investimentos reais”. Para Dr. Lívio, a aplicação de recursos na saúde é um grande desafio para os próximos anos, não só nessa gestão.

Os vereadores têm até o dia 22 deste mês para apresentar emendas à LOA e até a última sessão ordinária deste ano, 20 de dezembro, para votar a Lei Orçamentária.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador