14.06.2018 · Vereador Dr. Livio
Equipe do Dr. Lívio conhece programa Consultores de Saúde da Família
3c28c5ed_8c01_46b5_911c_3a8985fa55b8

Projeto incentiva ação solidária

Uma visita pouco convencional chamou a atenção da equipe do vereador Dr. Lívio (PSDB) este mês. Os consultores de Saúde da Família, um projeto iniciado no Brasil, em 2016, e que já ganhou outros países, levaram equipamentos até o gabinete para traçar um diagnóstico do estilo de vida dos integrantes. Peso, altura, massa corporal, glicose foram alguns aspectos verificados pelos profissionais Fábio Brites, professor de educação física, e Paula Roboredo, nutricionista.

“A proposta é fazer um levantamento prévio e posteriormente visitar as pessoas em casa para ofertar um serviço de orientação de saúde mais de perto”, explica o professor Fábio. O objetivo, segundo ele, é fazer com cada um melhore seu estilo de vida e assim obtenha mais saúde. A avaliação inicial é gratuita; o acompanhamento, porém, tem um custo e pode levar de dois a quatro meses, dependendo do caso.

A proposta se baseia em hábitos básicos saudáveis para o dia a dia como o simples fato de tomar sol, ar puro, ter uma boa noite de sono e alimentação saudável por exemplo. Quem opta pelo serviço recebe orientação personalizada, um guia alimentar sugerido pela nutricionista e receitas a base de frutas e verduras para preparar shakes e caldos. Do total do investimento, 20% são revertidos para a instituição Cotolengo, que atende crianças com paralisia cerebral vindas de famílias carentes, em Campo Grande (MS).