ícone whatsapp

Jovem exalta esforço de médicos que salvaram sua vida e hoje se dedica a ajudar outros pacientes

18.10.2018 · 12:00 · Palavra Livre

Em comemoração ao Dia do Médico, a sessão ordinária da Câmara de Campo Grande contou, nesta quinta-feira (18), com o depoimento da paciente Jessye Ane de Souza Lima, que usou a Tribuna para agradecer e destacar a importância que o trabalho humanizado destes profissionais da saúde na sua vida. O convite a Palavra Livre foi feito pelo vereador Betinho.

Aos 23 anos, Jessye Ane emocionou-se ao contar a luta que enfrenta há 12 anos contra uma série de doenças. Em 2006, ela foi diagnosticada com Diabetes tipo 1, mas desenvolveu outras doenças ao longo deste período. Ela teve complicações microvasculares e chegou a ficar 5 anos sem enxergar, retomando a visão no começo deste ano depois de uma cirurgia. Ela teve ainda lesões nos rins e sofre com uma neuropatia que afetou seu estômago. Muitas dos problemas ocorreram porque ela não fez o tratamento adequado nos primeiros anos.

Jessye Ane destacou que, com ajuda dos médicos, conseguiu informação e sabedoria para saber os riscos que corria ao não seguir o tratamento da forma correta. Hoje, ela se dedica a trabalho voluntário para  arrecadar insulina para pacientes quando estão em falta na rede pública de saúde, aconselhamento para aceitação da doença para que outras pessoas não passem pelas mesmas complicações que ela, promove o Piquenique do Bem e ministra palestras em Organizações Não Governamentais (ONGs) e escolas. Ainda, ela foi escolhida pelo Movimento Vida para representar o Brasil e ministrar palestras no exterior. 

“Quero agradecer aos médicos pelo amor aos seus pacientes, atendendo de forma humanizada. A vida de vocês é muito importante para nossa vida. Vocês nos incentivam e tratam não apenas nossa doença, mas nós doentes”, enfatizou, ressaltando que o atendimento humanizado ajuda a reduzir casos de depressão e suicídio entre as pessoas com doenças crônicas.  

A jovem emocionou-se ao ouvir as palavras dos vereadores, que exaltaram a importância do reconhecimento feito aos profissionais. Jessye Ane destacou os nomes dos médicos Andréa Helena Ernica Bisol, Caroline Nantes Chaia, Renata Boschi Portella, Ana Carolina Carli de Freitas e Ana Carolina Wanderlei Xavier, que estavam presentes no Plenário. 

“A minha vida dedico a vocês! Se estou viva hoje, dedico ao esforço de vocês”, finalizou. Jessye Ane atua como designer gráfica, mas pretender seguir carreira na Medicina. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal