ícone whatsapp

Líderes comunitários têm trabalho reconhecido em solenidade na Câmara

22.05.2018 · 12:00 · Solenidades

Cerca de 45 pessoas tiveram reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense pelos vereadores da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (22) durante a Sessão Solene Prêmio Líder Comunitário “Anizio Sabino dos Santos”. A solenidade foi realizada no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, por meio das Resoluções 1.085/2008, 1.145/2012 e 1.265/2018. O proponente da sessão é o vereador Carlão.

A Solenidade começou com música regional ao som do trio Ado Souza, Nelsinho e Wilson do Acordeo, que apresentaram alguns chamamés e sertanejo ra.

A viúva de Anizio Sabino dos Santos, Maria Rita dos Santos esteve presente na solenidadade.

Em seu pronunciamento, o vereador Chiquinho Telles reconheceu o trabalho dos líderes comunitários. “Eu achei que chegando a vereador, no outro dia já arrumava tudo. É muito complicado, não é assim que funciona. Eu quero dizer que vocês são verdadeiramente representantes do povo. Vocês são vereadores sem mandato. A coordenadoria comunitária começou com o Bernal, depois Olarte, temos que dar crédito e tem que continuar agora. Parabéns a todos”, finalizou.

Para o conselheiro regional do Segredo e membro da Gestão Integrada Municipal, José Geraldo Balejo Jara, que discursou em nome dos homenageados, a vida é trabalho. “Para nós líderes comunitários que vivemos o dia-a-dia, vivemos como se hoje fosse o último dia para lutar. A casa do líder comunitário é o centro comunitário, o carro é a ambulância é o carro que usamos para ajudar o morador. Aqui, nesta Casa de Leis, existe vários segmentos e temos nossos líderes comunitários. Estão aqui bravamente lutando por nós. Esta Casa é a Casa de ressonância da sociedade campo-grandense. É aqui que o líder comunitário vem buscar apoio e força para continuar. Eu agradeço por poder falar em nome dos homenageados. Falar de Anizio Sabino é muito fácil. Seu Anizio quando eu chegava me abraçava com seu jeito íntegro e trabalhador. Em nossa luta seremos vencedores porque nós batalhamos. Esta comenda não é minha, é de vocês, porque juntos de vocês e por causa de vocês estamos aqui”, disse.

O presidente da Federação Estadual das Associações de Moradores de MS, Edson Maidana, falou brevemente agradecendo a Casa e fez a solicitação de dar nome de ruas a lideranças comunitárias que já morreram.

Deixando sua palavra e prestando contas, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, iniciou dizendo que os líderes comunitários são exemplos. “Por mais dificuldades que a gente encontre diante dos problemas que a vida nos impõe vocês são exemplos e não devem desistir. É verdade que o governo não ajuda, mas é verdade também que não é fácil ajudar. Não é fácil.  Agora que começamos a equilibrar os cofres da cidade de vocês. Construímos alguns Ceinfs e vamos entregar mais três deles.  Fizemos a rotatória da Via Parque. Com a ajuda da Câmara vamos solucionar o stress da rotatória da Coca-Cola. Estamos tendo cuidado com o dinheiro de vocês. Muitas vezes aqueles que estão sentados aqui logo, logo estarão sentados aí. Aqueles sentados aqui já estiveram aí ou estarão aqui e vice-versa”, ponderou. O prefeito encerrou a fala falando sobre àquele que detém o nome da solenidade. “O coração de Anizio tinha uma luz que poucos tiveram a oportunidade de sentir. Parabéns Câmara pela homenagem”.

História

Anizio teve 14 filhos, nove são adotivos, e foi o primeiro presidente eleito da comissão da representação dos Favelados de Campo Grande em 1983. Fez sua história na região do Jardim Anache e do Nova Lima. Amigos e vizinhos se referiam a ele como pai. Ele faleceu no dia 27, sábado, de janeiro deste ano, 2018, aos 74 anos.

Confira a lista dos homenageados:       

Ademir Santana – Joilson da Silva e Carlos Alberto Cantero Romero

Ayrton Araújo do PT – Eduarda Faustina Limeira Dias

Betinho – Jusilene dos Santos Branco da Silva e Douglas Nonato de Castro

Carlão – Nadeje Ribas Gonçalves e Vagner Virme Dolci

Cazuza – Jaime Pedro de Arruda e Ilma de Jesus Silva

Chiquinho Telles – Verginia Auxiliadora da Ilva Elias do Nascimento e Aparecida Olinda da Silva

Delegado Wellington – Adierson Venâncio Mota e Vera Lucia Dionizio de Albuquerque

Dharleng Campos – Antônio Carlos Dutra de Oliveira e Zenilda Aparecida dos Santos

Dr. Loester – Leila Alves Batista e Odin David Valú

Dr. Wilson Sami – Mirta Izabel Arguelho Cárdenas e Roque Angelo Corvalã

Eduardo Romero – Rui Minoru Watanabe e Gilmar Coelho Palermo

Enfermeira Cida Amaral – Jailson de Souza Santos e Dercides Nunes da Silva

Fritz – Aldinei Francisco dos Santos e Ribeiro Barbino

Gilmar da Cruz – Lindaura Pazderová

Junior Longo – José Geraldo Balejo Jara e Natalino Duran Sebalo

Odilon de Oliveira – Gilson Soares Rodrigues

Otavio Trad – Gerson Alves Ferraz e Willian Augusto Gonçalves Vormittag

Pr. Jeremias Flores – Silvio Ribeiro de Rezende e Sonia Cabreira Ramos

Valdir Gomes – Luciano de Souza Carrelo e Nildes Pereira Saldanha Vianna

Veterinário Francisco – Orlando Riquelmes e Irwing Ferreira

William Maksoud – Elizângela Bernardo da Silva e Devalni Balbuena Sobreira

 

Câmara Municipal

Robson José Ximenes

Marli Padilha Borges Ribolis

Jannilde da Silva Borges

Ricardo Rodrigues Carneiro

Florência Cristaldo

Vanderlei Roberto Souza Rossati

 

Rafael Belo

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal