ícone whatsapp

Na Tribuna, Dr. Jamal trata a prevenção ao câncer de próstata

07.11.2017 · 12:00 · Palavra Livre

Demonstrando preocupação com a saúde dos homens e aproveitando o Novembro Azul, o Dr. Jamal Mohamed Salem, especialista em urologia, utilizou a Palavra Livre para tratar do assunto durante a sessão desta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Campo Grande.

Dr. Jamal esclareceu que o machismo é um dos males responsáveis pelos homens não cuidarem da própria saúde e detalhou sintomas de problemas na próstata. São três as doenças principais capazes de acometer o órgão: Prostatite, Hiperplasia Prostática Benigna e Câncer de Próstata. “A próstata é uma parte da uretra masculina. Por ela, a urina passa quando a bexiga é esvaziada”, localizou Jamal. Ejaculação precoce, impotência, dificuldade de urinar, dores e desconfortos na região, nas costas e na lombar podem indicar qualquer uma das doenças só identificadas por exames. Mas, o médico alerta que há outros tipos de exames.

“Para confirmar o diagnóstico existem vários exames. Toque retal era a preferência de todos os médicos e a única forma antigamente. O machismo ainda é a causa de muitos homens não consultarem um médico. Hoje é possível fazer a detecção das doenças por exame de sangue, ultrassom, mas o toque retal ainda é a melhor forma de identificar. Homens a partir de 40 anos tem que fazer os exames pelo menos uma vez ao ano. os exames são simples, não prejudicam nem machucam ninguém. Divulgue esta informação porque o índice de câncer de próstata continua muito alto”, esclareceu.

Rafael Belo
Assessoria de Imprensa do Vereador