ícone whatsapp

Na Tribuna, médico destaca ampliação das práticas integrativas no SUS

19.02.2019 · 12:00 · Palavra Livre

O médico homeopata Luiz Darcy, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira, destacou as práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de ampliar os serviços disponíveis para a população. Na Tribuna, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), o médico passou dados sobre o crescimento destas práticas no Brasil e em outros países. O convite para falar do tema foi feito pelo vereador Dr. Lívio. 

“Muitas vezes, a população deixa de utilizar essas práticas por falta de conhecimento ou por não saber que estão disponíveis no SUS”, afirmou Luiz Darcy. Ele explicou que essas práticas integrativas englobam grupo bastante heterogêneo, incluindo as populares, mas também as especialidades médicas reconhecidas, a exemplo da homeopatia e acupuntura. 

Considerando a eficiência, inclusive, essas práticas são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para serem implantadas nos serviços de saúde dos países em desenvolvimento. “Os dois sistemas de cuidado, a Medicina Tradicional e Complementar e a medicina ocidental podem se complementar em harmonia, usando os melhores recursos que cada uma oferece”, disse. 

Essas práticas podem ser usadas tanto para tratar doenças, especialmente as crônicas, como para preveni-las, auxiliando na manutenção da saúde. Ele mencionou que, desde 2006, o Brasil conta com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, estabelecendo as diretrizes para ofertas de serviços, a exemplo da homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia. 

Hoje as práticas estão disponíveis em 78% dos municípios brasileiros, contemplando 100% das capitais.”Considerando a atenção básica e os serviços e média e alta complexidade temos um total de 9.350 estabelecimentos de saúde no País ofertando essas PICS”, disse. 

Em Campo Grande, por exemplo, a homeopatia está disponível no Centro de Especialidades Medicas (CEM), no Centro de Especialidades Infantis (CEI) e no ambulatório de homeopatia do Humap-UFMS, com programa de residência médica. 

O médico aproveitou para convidar a todos para o “Seminário de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: estratégias para seguir avançando”, na Câmara Municipal, na sexta-feira, dia 22, onde serão detalhadas essas ações. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas aqui. 

 

Milena Crestani

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal