ícone whatsapp

No Dia da Indústria, vereador João César Mattogrosso destaca importância do setor

25.05.2018 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) enaltece nesta sexta-feira, 25 de maio, o Dia da Indústria e ressalta a importância do setor.

Uma das principais pautas para o setor na Capital é o programa “Reviva os Pólos Empresariais”, onde o parlamentar tem discutido o tema em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC) e o Conselho das Empresas do Pólo Oeste.

A discussão principal do “Reviva Pólos Empresariais” está voltada para a retomada do crescimento da economia e da indústria em Campo Grande. Segundo levantamento da SEDESC, o CODECON (Conselho de Desenvolvimento Econômico) aprovou 63 processos de empresas e indústrias interessados em instalar-se em Campo Grande, em 2017. Deste total, 29 proposições já foram aprovadas pela Câmara Municipal.

O Conselho das Empresas do Pólo Oeste ressalta que a região é muito importante para o desenvolvimento econômico e social da Capital, sendo constituído por 153 lotes, totalizando 234 hectares, onde já estão funcionando 46 empresas, com geração de 4.000 empregos diretos. Representantes do grupo empresarial ressaltam que a meta é aumentar o número de investidores e atingir cerca de 20.000 empregos.

Atualmente Campo Grande possui quatro Pólos Empresariais constituídos e a Prefeitura já avalia a criação de pelo menos mais um, conforme informação do titular da SEDESC, Luiz Fernando Buainain.

Quanto à aprovação dos projetos, o vereador João César Mattogrosso destaca que a atuação do legislativo municipal tem sido responsável. “A Câmara Municipal tem atuado com muita responsabilidade, em harmonia com o Poder Executivo, para que projetos que realmente serão eficientes para o desenvolvimento econômico sejam aprovados. Estamos trabalhando com celeridade, mas o principal objetivo é atuar com perícia para que o desenvolvimento econômico ocorra de forma eficiente e eficaz”, salientou o parlamentar.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril deste ano a participação no PIB (Produto Interno Bruto) do segmento industrial passou de 25% no início da década para 21,5%. O instituto aponta ainda que a ascensão da industrialização no país foi na década de 80, onde esse número chegou próximo dos 50%.

Por outro lado, após três anos de queda, o investimento na indústria voltou a crescer em 2017, aponta pesquisa publicada essa semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Aproximadamente 76% das grandes empresas investiram em melhorias no último ano. A tendência para 2018 é que esse número seja ainda maior.

Outro assunto ligado ao setor industrial que o vereador tem destacado no legislativo municipal é o PRODES (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social), cobrando a modernização da lei, que foi criada há 18 anos e está obsoleta, além de buscar maior celeridade na aprovação dos projetos. Desde o ano passado já foram aprovados 59 projetos, totalizando 85 (havia 26 remanescentes que não foram executados), gerando para a economia cerca de 600 milhões em investimentos e aproximadamente três mil novos empregos.

João César Mattogrosso, que também é empresário, enfatiza que o apoio do Poder Público é fundamental para o desenvolvimento da indústria. “Sem políticas públicas que favoreçam o setor e estimulem o crescimento, a indústria acaba sofrendo e o setor produtivo fica desestimulado. Por isso, acredito que é preciso harmonia entre os poderes e um contato direto com a categoria, para que o desenvolvimento ocorra de forma planejada e que atenda as demandas econômicas”, aponta o parlamentar.

DIA DA INDÚSTRIA – Estabelecido pelo Decreto n.º 43.769, de 21 de maio de 1958, assinado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek, o Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, é recordado por ocasião do falecimento do patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, ocorrido em 25/05/1948. Destaque por ser um dos fundadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), contribuiu para a idealização do SESI e do SENAI, além de ter deixado um legado intelectual em dezenas de livros e artigos publicados.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador