ícone whatsapp

“Nosso olhar é para o social, mas contempla a todos” diz Enfermeira Cida em reunião para revisão de decreto de grandes geradores de lixo

15.01.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Na segunda-feira (14) foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Campo Grande, com empresários, comerciantes e vereadores para debater o Decreto nº 13.653/18, que pedem a revisão ou suspensão do decreto que estabelece as definições dos estabelecimentos classificados como grandes geradores de lixo. Os empresários e comerciantes pedem mais prazo para se adequar a Lei. 

De acordo com a nova norma, os empresários terão que contratar uma empresa particular, credenciada na prefeitura, para serem responsáveis pela coleta e destinação do lixo produzido pelas empresas. Além disso, será necessária a contratação de um profissional técnico para a elaboração do plano de gerenciamento de resíduos. 

A reunião foi proposta pelos vereadores Júnior Longo e André Salineiro, com a participação dos vereadores, Wilson Sami, Odilon de Oliveira e Enfermeira Cida Amaral (Pros). 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, foi convidado para participar da reunião e respondeu aos questionamentos de representantes de entidades que representam o segmento empresarial da cidade.

Para a vereadora Enfermeira Cida Amaral os catadores de materiais são a esperança do meio ambiente “Em muitos países de primeiro mundo, a reutilização e reciclagem funcionam bem. Precisamos garantir a geração de renda dos catadores, isso é uma questão social, precisamos ressuscitar a economia que era ativa nas regiões de aterro sanitário da Capital. Precisamos garantir meios para geração e renda para essas famílias, atrelando isso com a diminuição do lixo reciclável no aterro, contribuindo assim com os empresários, que poderão fazer a seleção do lixo, separando o que é reciclável e o rejeito que é o que realmente vai para o aterro. No meu ponto de vista lixo é luxo nas mãos de quem precisa, e os catadores de recicláveis podem contribuir com toda a sociedade. Nosso olhar é social, mas contempla a todos” finalizou a parlamentar.

 

Maria Pereira 

Assessoria de Imprensa da Vereadora