ícone whatsapp

Palestras de capacitação marcam 2° Encontro de Mesas Diretoras das Câmaras Municipais de MS

25.08.2017 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Interlegis e o Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, realizou nesta sexta-feira (25), o 2° Encontro de Mesas Diretoras das Câmaras de Mato Grosso do Sul. O evento que contou com uma programação de palestras para capacitação de vereadores e assessores das Câmaras Municipais do Estado.

CLIQUE AQUI para ver as fotos do evento

Para o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha o evento é de extrema importância para o desenvolvimento do Poder Legislativo, “nós estamos cumprindo o nosso papel, que é a vontade de entregar o melhor que pudermos para a população que servimos, desprovidos de interesses políticos, estamos aqui preocupados com o desenvolvimento do Poder Legislativo, em fazer a política do bom serviço, essa é a política que nós precisamos desenvolver. Espero que o evento seja produtivo e possibilite sairmos daqui maiores no conhecimento, no entendimento, na capacitação, para prestar o melhor serviço para a população”, ressaltou.

Segundo Francisco Etelvino Biondo, Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais (COPERI/ILB), “É uma satisfação muito grande estar de volta a esta Câmara que já é parceira do Programa da Interlegis. Viemos novamente fazer essa oficina voltada par o início da nova legislatura, em um momento importante, em forma de propiciar uma reflexão para questões que impactam o dia a dia da Câmara. logo mais estaremos criando dentro dos nossos serviços mais uma oficina, a Câmara Verde, com o propósito de trabalhar a questão da sustentabilidade na Câmara, Iremos trazer para Mato Grosso do Sul esse projeto novo em outubro”, declarou.

De acordo com o superintende do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul Vladimir Struck, as Instituições precisam efetivamente funcionar e trabalhar em prol dos anseios da população, “O país está vivendo um momento difícil, mas as instituições precisam funcionar e trabalhar, quem ocupa cargos políticos precisam trabalhar com responsabilidades e nós representantes de instituições precisamos também fazer o nosso papel, além de fiscalização temos que fazer o papel preventivo, eventos como este possibilita a crescente no conhecimento. Se nós queremos entregar um país melhor para os nossos filhos é preciso a força do trabalho, todos os países que passaram por crises, só conseguiram sair da crise com a força do trabalho, o Brasil precisa ser um país empreendedor”, alegou.

O Dr. Eduardo dos Santos Dionizio, diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado destacou que o vereador é o agente político que tem o maior contato com as necessidades da população. “O vereador tem o maior contato com os anseios da sociedade, eventos como este é fundamental para a capitação e nós iremos ter a oportunidade de conversar mais no evento, levar o conhecimento das mudanças de muitas metodologias adotas pelas Câmaras Municipais”, afirmou.

Para o vereador Igor Cambucá (PSB), 1° secretário da Câmara Municipal de Anastácio, “É Muito bom esse encontro, esse aperfeiçoamento promovido pela Interlegis para que os vereadores tenham condições de trabalhar e desempenhar melhor sua função e abrir os horizontes de maneira geral”, avaliou.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Anderson Meireles (PSB) afirmou: “eu entendo que eventos desta natureza são importantes para podermos potencializar o mandato, é sempre importante buscar o conhecimento. O evento contou com palestras de pessoas que têm muito a contribuir e iremos levar essas informações para o dia a dia para fazer o mandato a serviço da população com a melhor qualidade”, disse.

Participaram do evento  acadêmicos, servidores municipais de diversos municípios, assessores parlamentares, assessores de imprensa, chefes de gabinete, além dos vereadores:

Aguinaldo da Silva – Câmara Municipal de Aquidauana

Aldo José dos Santos – vice-presidente da Câmara Municipal de Anastácio

Alirio José Bacca – Câmara Municipal de Chapadão do Sul

Anderson Meireles Flores – Câmara Municipal de Aquidauana

Anízio Sobrinho de Andrade – Câmara Municipal de Paraíso das Águas

Antonio da Rocha Xisto, presidente – Câmara Municipal de Taquarussu

Áureo da Silva Vilel – presidente da Câmara Municipal de Jaraguari

Carlos Roberto Batista do Nascimento – Câmara Municipal de Amambai

Cláudio dos Reis Alviço – Câmara Municipal de Aquidauana

Douglas Lopes Vilalba – presidente da Câmara Municipal de Caracol

Eder Lúcio Dias Grance – Câmara Municipal de Aquidauana

Igor Lopes Falcão – Câmara Municipal de Anastácio

Junei Carlos Machado – Câmara Municipal de Aral Moreira

Lenilda Maria Damasceno – Câmara Municipal de Aquidauana

Marcelo Garcia – Câmara Municipal de Amambai

Mário Aparecido Ferreira de Souza – Câmara Municipal de Bandeirantes

Mauro Carrilho Montealvão – Câmara Municipal de Jaraguari

Paullyane Barbosa Amorim de Lima – Câmara Municipal de Figueirão

Raphael Albuquerque de Souza – Câmara Municipal de Anastácio

Sebastião Rodrigues dos Santos – Câmara Municipal de Aquidauana

Sônia Maria de Oliveira Passos – Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo

Vagner Trindade de Castro – Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste

Valdecir Malacarne – Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste

Valter Neves Barbosa – Câmara Municipal de Aquidauana

Zelmo Coinette Pinto – Câmara Municipal de Aral Moreira

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal