ícone whatsapp

Retorno dos banheiros químicos nas feiras livres da capital já é realidade

30.11.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta semana os banheiros químicos voltaram a serem instalados nas feiras livres de Campo Grande. Esta antiga reivindicação dos feirantes atende 54 feiras livres da cidade. O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) persistiu nas solicitações e disse que apesar da demora, o importante agora é manter esse serviço para os feirantes sem interrupção, “Recebemos relatos de feirantes que por falta de banheiros acabaram tendo que improvisar e fazer suas necessidades em baldes debaixo das bancas, dentro de seus veículos, ou até implorar aos comerciantes mais próximos para usufruir do banheiro privado. Isso é um absurdo! Então comecei em insistir para a volta desses banheiros por meio de indicações. Eu tenho hábito de frequentar feiras nos fins de semana, e realmente continuava do mesmo jeito, sem banheiros. Espero que o Município mantenha esse direito que os feirantes tem , afinal de contas eles pagam taxa de ocupação e deve ter retorno do Executivo. “Adverte  Dr. Loester. 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Luiz Eduardo Costa, responsável pela pasta que licita e executa esse serviço falou sobre a nova licitação, “A licitação foi um sucesso, o contrato com a empresa anterior era de R$ 885 mil, e agora conseguimos fechar com a empresa Pro Estrutura Eirelli – EPF, vencedora do pregão eletrônico por R$ 348.779,52. Então este valor significou uma boa economia para os cofres públicos e com a mesma qualidade dos serviços. Esses banheiros não são fixos, eles são instalados nos dias de feiras, porque tem que ter descarte dos dejetos, a empresa tem licença ambiental para realizar todos esses procedimentos e outros que exigimos na licitação,” explicou.

O vereador Delegado Wellington (PSDB) disse que não mediu esforços junto ao Poder Público para que fosse cumprida a Lei: “A questão dos banheiros é dignidade para os feirantes que labutam, e pagam suas taxas e merecem o respeito e o exercício de seus direitos mais fundamentais,” ressalta.

O Vereador Eduardo Romero (REDE), autor do Projeto 221/13 que dispõe sobre instalação e manutenção de banheiros químicos nas feiras livres, falou que banheiros em feiras públicas não é favor, é obrigação com pessoas que trabalham e movimentam a economia da cidade, “Esse projeto surgiu com proposta de lei em 2013, quando realizamos uma audiência pública atendendo ao apelo de mais de 2000 feirantes que trabalham e pagam seus alvarás e suas licenças e não tinha nenhuma contrapartida do Poder Público, para esse mínimo de dignidade que é ter um banheiro para fazer suas necessidades básicas. Então se transformou em Lei, entrou no ordenamento jurídico da cidade, e o Município precisa se organizar para contratar essa licitação. É importante porque não é um projeto que surgiu só por vontade dos vereadores, isso gerou uma lei que foi assinado por vários vereadores. Discussão em que o Loester tem encaminhado à muito tempo e o Wellington tem somado na cobrança. E isso é uma obrigação, é o Executivo respeitando pessoas que trabalham e fazem as coisas acontecerem,” finaliza.

O presidente do Sindicato das Feiras Livres de Campo Grande (MS), Jairo Pereira Oliveira, agradeceu o Executivo e reconheceu o esforço e trabalho da Câmara Municipal de Vereadores, “A Câmara Municipal de Campo Grande após uma árdua luta ao longo desses sies anos, em especial os vereadores que mais cobraram e se empenharam que são o Eduardo Romero, Dr. Loester e Delegado Wellington, tem os agradecimentos sinceros  da SINFECG, e dos feirantes da capital  e clientes é claro. Agradecemos também o senhor prefeito pela atenção dada.” Reconhece Jairo.

 

Andréa de Barros 

Assessoria de Imprensa do Vereador