ícone whatsapp

Rosalva Brandão e Cristina Naste Shirado são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

14.03.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta quarta-feira (13), Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa Celina Martins Jallad, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na abertura do evento, a apresentação cultural ficou por conta da Banda da Guarda Municipal e da cantora Raislaw que abrilhantou a noite cantando e interpretando vários sucessos nacionais.

O Vereador Dr loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Rosalva Brandão Delvalle Regis, natural de Amambaí (MS), ela foi professora da disciplina Organização Social e Política Brasileira, Cívica e Moral na cidade de Bela Vista (MS). Formada em Direito pela antiga FUCMAT, hoje UCDB, deu inicio a sua carreira jurídica na gestão governo Pedro Pedrossian. Trabalhou no PROCON e na Secretaria de Justiça do MS. Está aposentada desde 2002 e atualmente presta trabalhos voluntários no Lions Clube Campo Grande Sul, “Fiquei muito lisonjeada pelo reconhecimento do meu trabalho, estou muito feliz!,” conta Rosalva. 

 O Médico Parlamentar homenageou também Cristina Paula Naste Shirado. Ela veio de São Paulo e reside em Campo Grnde há 32 anos, formada em nutrição e funcionária da SESAU, trabalha lá há 24 anos. Foi gerente na Unidade Básica de Saúde da rua 26 de Agosto por 13 anos onde se destacou pelo trabalho desenvolvido . Atualmente trabalha no Núcleo de Apoio a Súde da família, no atendimento domiciliar aos pacientes impossibilitados de locomoção. “Fiquei muito emocionada com esta homenagem, e muito feliz porque tive a oportunidade de trabalhar com a Celina Jallad e receber uma medalha com o nome dela, não tem valor, não tem preço, estou muito emocionada,“ revela.

As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959.  A Câmara Municipal já teve 17 vereadoras desde sua criação em 1903, sendo elas: Oliva Enciso, Maria de Lourdes Widal Roma, Nelly Elias Bacha, Marisa Serrano Ferzelli, Marilene de Moraes Coimbra, Magali Marlon Picarelli, Maria Emília Sulzer, Maria Elena S. Flores, Tereza Name, Grazielle Salgado Machado Nishina, Juliana Zorzo, Thais Helena Vieira Rosa Gomes, Professora Rose Modesto, Luiza Ribeiro, Carla Stephanini, Dharleng Campos e Enfermeira Cida Amaral.

Medalha Legislativa Celina Jallad

Celina era filha do ex-governador do Estado, Wilson Barbosa Martins e de Nelly Martins. A Professora Empresária Campo-Grandense ocupou cargo de diretora executiva do Pronav, no governo do Estado entre os anos de 1983 e 1986. Foi secretária de Estado de Ação Comunitária na gestão Marcelo Miranda entre 1987 e 1989 e do ano seguinte até 1994 exerceu o cargo de secretária Municipal do Bem-Estar-Social, já no governo Juvêncio César da Fonseca. Celina foi a primeira mulher a presidir o Diretório Municipal do então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), hoje MDB.

Reeleita Deputada Estadual em 1995 com 29,5 mil votos. Era a única mulher entre os 24 deputados do Estado. No mesmo ano ela foi eleita para presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa em MS. Logo após, ela criou a Fundação da Mulher Sul-Mato-Grossense. Em 1997 Celina foi eleita vice-presidente da Assembleia. 

Em 1999 Celina foi reeleita novamente com 23.605 votos e neste ano criou o Fórum Permanente da Mulher de MS, e foi nomeada presidente da Comissão Provisória do PMDB Mulher do MS.

Na legislatura 2003/2006 a Deputada Estadual Celina obteve 15.212 votos. Ocupou o cargo de 3ª vice-presidente da mesa diretora; tomou posse como presidente do PMDB Mulher Estadual; passou a fazer parte do Conselho Fiscal da Unale (União Nacional dos Legislativos) e participou da criação do “Comitê Suprapartidário de Mulheres de MS”, assumindo a presidência em 2005.

Já em 2006, foi eleita 3ª vice-presidente da Unale e 1ª suplente de Deputada Estadual, com 19.794 votos. Em 2007, tomou posse como suplente e permaneceu na Casa para seu quarto mandato parlamentar. Ainda em 2007, foi indicada como tesoureira da Executiva Estadual do PMDB; foi indicada como 1ª representante do Estado de Mato Grosso do Sul na Unale.

De 2009 a 2010 passou a ocupar a vaga efetiva de deputada em função da eleição do ex-deputado Ari Artuzi para Prefeitura de Dourados. Com a aprovação de seu nome por unanimidade na Assembléia Legislativa, Celina foi nomeada no dia 06 de junho do ano passado, durante 72º edição do Tribunal de Contas do Estado, para o cargo de conselheira. Foram 16 anos na política estadual e Celina assumiu o lugar do conselheiro Osmar Ferreira Dutra, que se tinha se aposentado. Celina Jallad faleceu dia 28 de Fevereiro de 2011 aos 64 anos, vitima de um aneurisma.

Andréa Barros 
Assessoria de Imprensa do Vereador