ícone whatsapp

Vereador Ademir Santana se reúne com presidente da Funai e representantes de tribos urbanas de Campo Grande

16.02.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

Na última semana, o vereador Ademir Santana participou da reunião entre o presidente da Funai, Antônio Costa, e representantes das tribos indígenas urbanas de Campo Grande. A agenda, que aconteceu na sede da instituição na capital e contou com a presença de pelo menos 20 lideranças indígenas, teve como principais pautas as questões relacionadas às condições de vida precárias dessas tribos que hoje ocupam os centros urbanos, sobretudo no que diz respeito à moradia.

Segundo o cacique terena Romualdo, os índios são forçados a se deslocarem por falta de condições mínimas de sobrevivência em suas terras de origem, mas, quando chegam nas cidades encontram ainda mais dificuldades, principalmente com relação aos altos custos de aluguel ou às dificuldades de conseguir uma casa própria por meio dos programas de assistência.

Nesse sentido, Romualdo destacou a presença do vereador Ademir Santana na reunião, por entender serem fundamentais as discussões entre a Funai, os índios e o poder legislativo. Para ele, não só a participação de Ademir nas reuniões demonstra o cumprindo das promessas de campanha, mas também o trabalho importante que ele tem desenvolvido junto ao poder executivo, desde o primeiro dia de mandato, levando, frequentemente, as demandas indígenas ao prefeito Marquinhos Trad e a outras autoridades políticas de Mato Grosso do Sul.

Por sua vez, o vereador disse ao presidente da Funai que o primeiro grande desafio está em desafetar as áreas públicas ou desapropriar as particulares. “Nós estamos buscando tudo dentro da lei. Os índios não podem continuar na situação em que se encontram. São cidadãos que precisam ser respeitados e para isso todo esforço é necessário, não só para garantir a moradia, mas para dar a eles condições dignas de sobrevivência. Eu já me reuni com o prefeito, solicitei apoio federal ao deputado Dagoberto e ao senador Pedro Chaves. Não tenho dúvida nenhuma que vamos em breve ter ótimas notícias para as aldeias urbanas de Campo Grande”, destacou Ademir ao fazer uso da palavra durante a reunião.

 

Guto Dobes

Assessoria de Imprensa do Vereador