ícone whatsapp

Vereador Carlão apresenta Projeto de Lei em reconhecimento à categoria dos Garis

15.06.2018 · 12:00 · Vereador Carlão

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, apresentou Projeto de Lei instituindo no calendário oficial de eventos de Campo Grande/MS, o Dia Municipal do Gari. Carlão ressaltou que a homenagem visa reconhecer uma categoria poucas vezes reconhecida e que é essencial para toda cidade. Conforme a proposta, fica instituído o dia 16 de maio como Dia Municipal do Gari, em homenagem aos profissionais que atuam nos serviços de limpeza, conservação e coleta de lixo.

“A data comemorativa instituída por esta Lei integrará o calendário oficial de eventos do Município. Justifico a elaboração da presente propositura em razão de que os garis desempenham papel essencial para o bem-estar coletivo e saúde ambiental de uma cidade. Tais profissionais são responsáveis pela limpeza e conservação das ruas e demais locais públicos, deixando-as limpas e livres de todo o resíduo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. Apesar disso, sofrem com baixa remuneração e condições de trabalho bastante desfavoráveis. Muitas vezes, são tratados pela população com descaso ou indiferença. Esta profissão sofre com a “invisibilidade pública’, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa”, detalhou o parlamentar.

Na justificativa do PL, Carlão discorre que celebrar o Dia do Gari (16 de maio) no município significa não apenas ressaltar a importância desses (as) trabalhadores (as) para a saúde ambiental e de toda população, como também contribuir para a erradicação do processo de invisibilidade de que são vítimas. Esta data já esta regulamentada no Estado de MS por meio da Lei nº 3.754, de 5 de outubro de 2009, que “Institui o Dia estadual do Trabalhador na Coleta de Resíduos e Limpeza Pública Urbana (Gari)”. Também subscreve o Projeto de Lei o vereador Chiquinho Telles.

Janaina Gaspar 

Assessoria de Imprensa do Vereador