ícone whatsapp

Vereador Odilon cobra providências e CCZ apresenta estratégias para controle de escorpiões

18.01.2019 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Em dezembro, o vereador Odilon de Oliveira solicitou à Prefeitura Municipal, informações e até mesmo providências sobre campanhas adotadas, no sentido de orientar a população sobre o assunto. Em resposta, a coordenadoria de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal , por meio do Serviço de Controle de Roedores e Animais Peçonhentos (Scraps) enviou parecer para apresentar como se desenvolve o controle na Capital.

Conforme a rotina de trabalho, após o recebimento da solicitação e a constatação de algum problema, tanto com escorpiões como com qualquer outro animal sinantrópico há o deslocamento da equipe para o local da solicitação, inspeção do imóvel, busca ativa dos escorpiões em prováveis abrigos e a aplicação de inseticida nos focos, além da orientação sobre mudanças ambientais feita pela equipe.

De acordo com a médica veterinária do CCZ, Juliana Resende é de interesse envolver a comunidade nas ações de controle. “Há uma alta demanda espontânea e temos poucos recursos, tanto em número de veículos como em recursos humanos para tender todas as solicitações”, explica.

EDUCAÇÃO

Sobre as ações de educação em saúde e educação ambiental ela explica que são realizadas durante todo o ano, inicialmente com os servidores para que possam informar de forma correta a população e identificar áreas avaliadas como prioritárias e de grande vulnerabilidade. “Durante todo o ano realizamos palestras em UBSFs capacitando profissionais de saúde e ACSs (Agente de Combate de Endemias). Participamos de várias feiras de ciências em escolas com alunos, de diferentes idades e capacitando professores com diversas ações. O assunto mobiliza os alunos, por meio de conteúdos práticos , além de medidas preventivas na ação contra a infestação do animal peçonhento”, finaliza.

 

Elaine Rodrigues

Assessoria de Imprensa do Vereador