ícone whatsapp

Vereadora Cida apoia iniciativa de acadêmicos em campanha de prevenção ao suicídio

20.02.2017 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Com intuito de divulgar a campanha de prevenção ao suicídio, ocorreu na noite de sexta-feira (17), no auditório do bloco 7 da Uniderp, a cerimônia de lançamento do 1º Love Live. Entre as autoridades presentes, a vereadora Enfermeira Cida Amaral (PTN), parlamentar da área da saúde. 

 

Segundo dados do Mapa da Violência, divulgados pelo Ministério da Justiça, Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com maior número de casos de suicídio do país. 

 

Entre 2010 a 2015, a Capital registrou 4.019 casos, sendo 280 vieram a óbito. Somente no ano passado, foram registradas 360 tentativas, sendo de 293 mulheres. A faixa etária com maior incidência de tentativas e de suicídios é de 15 a 49 anos. 

 

O assunto é um tabu que precisa ser debatido na sociedade. Cida Amaral elogiou a iniciativa dos acadêmicos de pedagogia, psicologia e direito e propôs incluir alteração na Lei Municipal 5.613/13, que dispõe sobre a implantação de medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais, incluindo os profissionais de psicologia ou de assistente social na educação. 

 

“Achei muito louvável a atitude dos acadêmicos porque a saúde mental é um problema de saúde pública muito sério do nosso país. E o suicídio vem atingindo cada vez mais a nossa sociedade e infelizmente crianças e idosos são os maiores alvos. Então, estes acadêmicos estão de parabéns por trazer à tona esta questão, de que o alicerce é a parte fundamental da sociedade”, destacou a vereadora. 

 

“As pessoas têm vergonha de falar sobre o assunto suicídio. Quem chega a este ponto, acaba se omitindo ou ocultando o que está sentindo. Muitas vezes, a atitude de por fim a vida, na verdade, é para buscar a atenção de quem está ao seu lado. É o modo delas dizerem ‘socorro’. E a sociedade talvez não tenha este olhar mais afinado para a questão”, frisou a Enfermeira Cida.

 

O suicídio está ligado a uma profunda depressão emocional, além da qualidade do ambiente de trabalho. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa para chamar a atenção da população para o tema e sua prevenção. 

 

Além da vereadora Enfermeira Cida Amaral, que formou a bancada do debate, também esteve presente, o professor do curso de Capelania Escolar da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Edilson dos Reis, o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, e a vice-prefeita de Campo Grande, Adriana Lopes. 

 

Assessoria da Imprensa da Vereadora