ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia bombeiros por resgates de animais

20.04.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Se procurar nos dicionários a definição do que é ser bombeiro: homem pertencente a uma organização para combater incêndios. No entanto, muitas vezes esses profissionais são responsáveis por fazer resgates animais também. Para cumprir sua missão, os bombeiros se deparam com resgates inusitados. Diante desse esforço para salvar seres humanos e animais, o vereador Veterinário Francisco (PSB) homenageou com Moção de Congratulação a equipe do Capitão Vinicius Barbosa Gonçalves do 1° Grupamento de Bombeiros Militar que atenderam um incêndio no bairro Parati, onde além de salvar os moradores também resgataram três gatos intoxicados. “Em seis anos que trabalho como bombeiro eu nunca tinha feito um resgate assim. No incêndio tinha cães também, mas eles conseguiram sair. Já os três gatinhos ficaram perdidos e inalaram muita fumaça. Eu que peguei no colo e tirei do local e pedi para a equipe de Resgate colocar eles no oxigênio”, explica.

Os bombeiros que foram homenageados foram: Subtenente Paulo Negrete Barba, 1° sargento Marcos dias Garcia, 3° Sgt Paulo Leandro da Costa, 3° sargento Daevisson Zattar Bastista;Cabo Edison Nascimento da Silva; Cabo Mauro Diniz Bueno; Cabo Daniela de Fátima Bertão,Soldado Guilherme Morel de Souza, Soldado Luiz Henrique Branco de Araujo

O vereador Veterinário Francisco explica que o trabalho do Corpo de Bombeiros é fundamental para a sociedade. Já que quando acontece algo são as primeiras pessoas que pensamos para nos socorrer. “Para mim que trabalho com causa animal vejo todos os dias diversas situações onde envolve o resgate de animais. Nesse caso específico fiquei surpreso com o atendimento onde utilizaram até oxigênio-terapia. “Isso só vem a confirmar o valoroso trabalho desses bombeiros que sempre estão a postos para ajudar as pessoas e os animais”, explica.

O Tenente Coronel QOBM Waldemir Moreira Junior agradeceu a homenagem que o veterinário Francisco fez aos seus militares. “Eu quero agradecer ao vereador pela homenagem prestada aos nossos bombeiros. Isso é um estimulo e incentivo pelo trabalho que eles fazem”, explica.

Entenda o caso

No último dia 11 desse mês, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar, foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em residência, na Vila Piratininga, em Campo Grande. Ao chegarem ao local, os militares prestaram socorro aos moradores da residência incendiada, e verificaram que havia três gatinhos presos dentro da casa. Posteriormente, fizeram o devido socorro constatando que um deles tinha inalado muita fumaça, precisando de oxigeno-terapia para aumentar a chance de sobrevida. Com isso, prontamente, os militares forneceram “oxigênio” com auxílio da máscara facial, conseguindo assim, resgatar a vida do gatinho.

Resgate de animais

O Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso do Sul fez por meio do Comando Metropolitano (Campo Grande e algumas cidades próximas a capital) diversos resgates e salvamentos a animais. Só de animais feridos, os bombeiros resgataram 22. Já animais feridos e confinados foram cinco. Animais feridos em locais elevados foram registrados cinco também. Os militares ainda salvaram 11 animais presos e feridos em maquinas e estruturas. Eles foram chamados também para capturar 687 animais e resgatar 304. Todos esses atendimentos foram registrados do dia 1 de abril de 2017 até o dia 16 de abril de 2018. 

Eduardo Penedo
Assessoria de imprensa do Vereador Veterinário Francisco