ícone whatsapp

Acadêmicos de Comunicação conhecem Câmara durante edição do 72 horas de Jornalismo

16.10.2019 · 12:00 · Visita

Acadêmicos do curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade/Propaganda) da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) visitaram na manhã desta quarta-feira (16) a Câmara Municipal, como parte do Projeto 72 horas de Jornalismo, com objetivo de possibilitar que os acadêmicos conheçam as diversas áreas de atuação profissional. O evento está na nona edição.  

Estiveram na Casa de Leis os acadêmicos Mariana Gaúna, Giuliana Tamara Cruz, Maria Clara Rockel Amarilha, Marya Eduarda Lobo Monteiro Rodrigues e Pedro Henrique Ferreira Molina. Eles visitaram os setores administrativos da Casa de Leis, acompanhados do diretor de Comunicação Vitor Yoshihara. 

Os estudantes visitaram o gabinete da presidência, onde conversaram com o vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara Municipal, e com o vereador Eduardo Romero, que é jornalista, mestre em Comunicação e doutorando em Comunicação.  

O vereador Prof. João Rocha esclareceu aos acadêmicos sobre como funciona o Legislativo, as atribuições do presidente e também destacou a importância do envolvimento dos moradores. “Queremos a população vindo a nossa Casa de Leis, conhecendo, participando, opinando e nos ajudando a fazer um trabalho melhor. Assim, podemos construir juntos as melhorias que esperamos para a cidade. Por isso, prezamos pela transparência e por ampliar a forma de acesso da população aos vereadores”, afirmou. 

O cidadão pode acompanhar audiências, sessões ou eventos diretamente na sede da Câmara Municipal, pelas transmissões feitas pelo Facebook ou fazer as reivindicações pelo site da Câmara acessando o link: Seu bairro precisa de melhorias?. No site também ficam disponíveis as notícias da Câmara e os projetos de lei, além do Diário do Legislativo. 

O vereador Eduardo Romero salientou que o Projeto 72 Horas de Jornalismo é muito importante na formação dos futuros profissionais porque oportuniza contato com várias realidades do mercado, com profissionais e fontes. “Para a Câmara, receber esses jovens acadêmicos em mais uma das edições é algo sensacional para a prática de cidadania. Não apenas para a formação profissional, mas também para a formação pessoal, numa sociedade onde cada vez mais é preciso conhecer os poderes, dialogar com os poderes e entender este papel”, disse.  

A acadêmica Giuliana Tamara gostou da oportunidade de conhecer melhor a Casa de Leis ainda no primeiro ano da graduação. “É uma oportunidade para conhecer, aprender sobre o trabalho dos vereadores, saber mais sobre a Câmara e como é essa parte da comunicação no setor”, disse. Para a estudante Marya Eduarda, de Jornalismo, também foi importante aprender sobre o Legislativo. “Ainda não conhecia a Câmara. Acho importante, neste período em que estamos estudando, aprender sobre as diferentes áreas no jornalismo, como a assessoria de imprensa”, afirmou.   

Os estudantes também conversaram com os profissionais de imprensa da Casa de Leis para saber como funcionam os trabalhos para cobertura de sessões ordinárias, solenes, Audiências Públicas, bem como a divulgação dos trabalhadores parlamentares, por meio de projetos de lei aprovados, debates na Tribuna e fiscalização do Executivo.

Pelo 72 Horas de Jornalismo, no primeiro dia, os estudantes conhecem os veículos de comunicação ou instituições, no segundo, desenvolvem um produto baseado na experiência que tiveram e, por fim, terão um bate-papo com profissionais da área. 

Milena Crestani

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal