logo
08.03.2018 · Reunião
Após reunião com indígenas, Câmara se compromete a assinar Termo de Cooperação com CMDDI
img_3913

Em reunião com uma comissão de indígenas na manhã desta quinta-feira (8), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande , Prof. João Rocha (PSDB) e o vereador André Salineiro se comprometeram a assinar um Termo de Cooperação Técnica com o CMDDI (Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas.

Os representantes dos indígenas estiveram na Casa de Leis, por conta de pronunciamento do parlamentar André Salineiro na sessão da última terça-feira.

Com objetivo de garantir o estreitamento das relações com o Conselho Municipal, o chefe do Poder Legislativo, João Rocha sugeriu a assinatura de um Termo de Cooperação, para que as causas indígenas sejam tratadas diretamente entre as duas entidades. "Vamos tomar essa iniciativa que melhorará muito nosso trabalho enquanto legisladores e poderá ser, inclusive, ampliada para a Assembleia Legislativa também", alegou João Rocha.

Na Tribuna, Salineiro se retratou sobre o conteúdo de sua fala e destacou: "acredito que a presença do movimento aqui hoje é um ato legítimo e democrático. E parabenizo-os por isso. Vieram protestar onde devem. Se a revolta foi em função da minha fala, vieram no lugar certo, vieram protestar pacificamente aqui hoje e não interromperam vias ou rodovias, prejudicando outras pessoas que não têm culpa alguma. Novamente, quero que me perdoem pelos termos utilizados, mas ainda acredito que o Estado precisa ser um instrumento garantidor de direitos para o cidadão", afirmou em seu discurso.

Em reunião na presidência, os indígenas aceitaram as desculpas do vereador e pediram ajuda da Casa de Leis para implementar políticas públicas para os povos indígenas, como melhoria do escoamento da produção agrícola, mais postos de trabalho, além de vagas em escolas e faculdades para índios.

Participaram da reunião o presidente do CMDDI, Elcio Terena, a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, além de diversos caciques e lideranças.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.