ícone whatsapp

Aprovado em primeira discussão o Programa de Prevenção ao Infarto do Miocárdio

05.07.2022 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (05), foi aprovado em primeira discussão, o projeto de lei 10.305/21, dos vereadores Professor João Rocha e Dr. Sandro, que institui o Programa de Prevenção ao Infarto do Miocárdio.

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstruí-las.

O principal sintoma do infarto é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre o tórax. Esses sinais podem ser acompanhados de suor excessivo, palidez e alteração na frequência cardíaca.

A presente lei justifica a preocupação também nos diabéticos e idosos, onde o infarto pode ser assintomático, sem sinais específicos, devendo-se estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado por esses pacientes. O projeto traz ideias, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e cessação do tabagismo, para o controle dos fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado, que são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequente infarto.

O projeto segue agora para segunda votação e discussão. Acompanhe as sessões nas redes sociais, toda terça e quinta-feira, às 9h, ao vivo: camaracgms. 

Assessoria de Imprensa do Vereador