ícone whatsapp

Aprovado Projeto de Lei do Vereador Prof. André Luis que propõe instalação de cabeamento subterrâneo na Capital

20.04.2022 · 12:00 · Vereador Prof. André Luis

Durante a sessão desta terça-feira (19) da Câmara Municipal de Campo Grande foi aprovado, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei n. 10.257/21 de autoria do Vereador Prof. André Luis que dispõe sobre a substituição e instalação subterrânea de todo cabeamento elétrico, de telecomunicações e assemelhados na capital. Se trata da mudança das redes e equipamentos de infraestrutura urbana aéreos, conhecidos como ‘os fios de postes de luz’, por fios subterrâneos que já existem na Rua 14 de julho, após a reforma “Reviva Campo Grande’.

Segundo o Vereador, o primeiro passo da proposta determina que nos próximos anos, as regiões da cidade que forem recapeadas recebam também o cabeamento subterrâneo. Nos locais já recapeados, a prefeitura deverá dentro da cobertura de 25 anos, regulamentar e fazer a substituição. “A partir da aprovação do projeto, todo cabeamento que for feito deve ser subterrâneo e, com o tempo, fazer uma programação para substituir aquilo que ainda não é subterrâneo.”

“Penso na cidade como um ser imortal. Assim como a lei, que é feita para vigorar pelo resto da vida. Então estou pensando em Campo Grande daqui 25 anos, porque não adianta também querer fazer uma revolução. A proposta deve resolver um problema, pois é um investimento. Aqui no Brasil, devemos diferenciar investimentos com gastos. uma coisa que resolve problemas são os investimentos, já os gastos não resolvem,” concluiu o vereador.

O projeto não prevê nenhuma obrigação ou realização de despesas ao Poder Executivo, nem tão pouco interfere na iniciativa privada pelas formas coibidas na legislação, mas sim, visa atender uma necessidade pública onde o interesse público é o foco principal.

Curiosidade

É importante frisar que diversas cidades no Brasil já fazem a substituição da modalidade aérea pela subterrânea dos cabeamentos, a exemplo de Recife e Fortaleza, isso significa que temos que nos modernizar e não mascarar um problema que afeta a todos. Outro fato histórico de grande relevância é o exemplo da cidade de Nova York, que desde 1880 a comunidade nova-iorquina exigia a organização das redes de distribuição elétrica.

Nesse sentido, tomado em parte pelo desejo da população, em 1884, a Câmara de representantes do Estado de Nova York promulgou uma lei estabelecendo a obrigatoriedade do enterramento de toda a fiação de telégrafos, telefonia e energia elétrica, iniciando-se o enterramento das redes de distribuição.

Em Campo Grande, o programa de revitalização do centro, denominado ‘Reviva Campo Grande’, entregou em 2019 a Rua 14 de Julho totalmente revitalizada, com câmeras de videomonitoramento, lâmpadas de LED e principalmente, fiação subterrânea. Como bem ilustrado no sítio eletrônico da prefeitura municipal, pelo domínio https://reviva.campogrande.ms.gov.br/empreendimento/14-de-julho/, a revitalização trouxe além da modernidade, segurança, conforto e beleza para cidade.

Assessoria de Imprensa do Vereador Prof. André Luis