ícone whatsapp

Associação de Apoio a Pacientes com Câncer pede auxílio para ações e divulga evento

03.03.2020 · 12:00 · Palavra Livre

O trabalho da Associação de Apoio de Pacientes com Câncer Amigos do Chitão, que oferece assistência a pessoas que fazem tratamento em Barretos (SP) ou em Campo Grande, foi divulgado na Tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (3). No domingo, dia 8 de março, a entidade promove churrasco beneficente na Colônia Paraguaia, como forma de obter recursos. Representantes da entidade agradeceram emendas que já foram apresentadas por vereadores para estimular o trabalho. O convite para falar do tema foi feito pelo vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis. 

Na Tribuna, a advogada da Associação, Camila Martins Ramos, auxilia os pacientes na consultoria jurídica, para garantir direitos, a exemplo dos pedidos de aposentadoria. “A demanda está só aumentando em todo Brasil. O trabalho existe desde 2006, trata-se de uma entidade séria e toda ajuda é bem-vinda. Não apenas com dinheiro, mas qualquer tempo que a pessoa possa doar para apoiar pacientes em momento tão difícil”, disse. 

O vereador em Camapuã Altmir Abdias Juvencio, conhecido como Chitão, contou sobre o início da Associação e apresentou depoimentos de pessoas que receberam ajuda porque enfrentam dificuldades para obter acesso ao tratamento em Mato Grosso do Sul. “O Estado não consegue oferecer tratamento a todos. São muitas pessoas doentes e há casos de pacientes há oito meses na fila”, salientou. Atualmente, segundo Chitão, são 800 pessoas atendidas em Barretos. 

“Nosso trabalho é abrigar as pessoas que vão daqui para Barretos, com café da manhã, almoço e janta. Não ganhamos nada dos municípios. Vivemos de festas, eventos para mantermos nosso trabalho”, afirmou o representante da Associação. Ele relatou aumento da quantidade de pessoas atendidas, pois muitos pacientes precisam esperar meses na fila por radioterapia em Mato Grosso do Sul e acabam buscando ajuda em Barretos, referência nacional para atendimento a pacientes com câncer. 

A Associação conta ainda com uma casa de abrigo em Campo Grande, na Rua José Santiago, nº 121, onde são recebidos pacientes do interior que estão em tratamento na Capital. 

Evento – Para arrecadar fundos e alimentos para os pacientes que estão nas casas de apoio, será promovido churrasco beneficente no dia 8 de março, a partir das 11h, na Colônia Paraguaia, situada na Rua Ana Luiza de Souza, nº 610, no Pioneira. Os ingressos antecipados custam R$ 20 e são vendidos no Gugu Lanches e no Hotel Gaspar. Mais informações pelo telefone (67) 99921-4650. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal