logo
09.06.2022 · Audiência Pública
Audiência na Câmara debate sobre danos causados no asfalto pela Águas Guariroba
aguas_asfalto_certa_1

A Câmara Municipal de Campo Grande promove no dia 22 de junho, às 9 horas, Audiência Pública para debater os cortes feitos na pavimentação asfáltica pela Empresa Águas Guariroba e a qualidade dos reparos realizados.

O debate foi convocado devido à quantidade de reclamações sobre danos no asfalto, algumas vezes logo depois do recapeamento, para ligação da rede de esgoto, rede de água ou conserto de vazamentos. Em muitos casos, os reparos não são feitos de forma adequada e há o prejuízo pela empresa recortar asfalto recém concluído. 

A Audiência é proposta pelo vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, presidente da Casa de Leis, e convocada pela Mesa Diretora. O vereador já tem em mãos um dossiê com cerca de mil fotos de buracos no asfalto de diferentes bairros de Campo Grande, mostrando cortes em locais que receberam pavimentação ou recapeamento recentes, alguns abertos por vários dias ou com reparos mal executados, causando vários transtornos aos moradores, riscos aos condutores que transitam pelas vias e prejuízos. 

“Em muitos locais recuperam o asfalto pessimamente. Aí depois quem recupera o buraco é a prefeitura que, em vez de gastar com saúde e educação, está investindo milhões com tapa-buraco para recuperar esses estragos, sendo 40% deles feitos pela Águas. Tem que recuperar, mas com qualidade. Nós e Ministério Público estamos aí para cuidar disso”, ressaltou o vereador Carlão.  

Ele recordou que, recentemente, na Rua 14 de Julho ocorreu um vazamento em ponto onde a prefeitura tinha acabado de recuperar asfalto. “Precisamos ter rede de qualidade. A 14 de Julho já tem mais de 100 anos, antes de reestruturar teria que refazer a rede de água, por uma mais moderna”, disse o presidente. 

O vereador exemplificou ainda que no Bairro Coronel Antonino foram feitos cortes em frente a várias residências no asfalto novo. Os reparos afundaram e os moradores enfrentam até dificuldade para acessar as garagens. “Vamos discutir com toda sociedade uma saída. O que não pode é eles danificarem a malha viária e recuperarem pessimamente como vem ocorrendo”, salientou o vereador Carlão. Na Audiência, deve ser discutido um cronograma para iniciar a recuperação desses pontos nos bairros, diante de estragos que já ocorrem há anos. 

Esta não é a primeira vez que o vereador Carlão faz essa denúncia, motivado pelas reclamações dos moradores. Em outubro de 2019 ele abordou o assunto na Tribuna da Câmara Municipal e encaminhou centenas de fotos à empresa apontando irregularidades. 

Serão convidados para a discussão a prefeita Adriane Lopes, representantes da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sisep), da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), do Ministério Público Estadual, da Águas Guariroba, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), lideranças comunitárias, conselheiros municipais, entre outros envolvidos no assunto.

Acompanhe – A Audiência Pública acontece no dia 22 de junho, às 9 horas, na Câmara Municipal, na Avenida Ricardo Brandão, 1.600. É possível acompanhar presencialmente, lembrando que na Casa de Leis o uso de máscaras é obrigatório atualmente. Também é possível assistir e participar da Audiência pelas redes sociais, no Facebook ou canal do Youtube da Câmara. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

 

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.