ícone whatsapp

Audiência Pública da Câmara joga luz sobre o tratamento da Doença de Parkinson

11.04.2022 · 12:00 · Audiência Pública

Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande, na segunda-feira (11), debateu sobre a conscientização da Doença de Parkinson. O evento faz parte das ações do Abril Tulipa Vermelha, com objetivo de divulgar os sintomas e tratamento que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

Proposta e presidida pelo vereador Ronilço Guerreiro, autor da Lei 6.742, de dezembro de 2021, que institui o mês da conscientização da doença de Parkinson, também denominado Abril da Tulipa Vermelha. 

“Temos um compromisso em divulgar às pessoas formas de lidar com a doença. Por experiencia pessoal, minha família teve dificuldade a se adaptar à realidade dessa doença. Meu pai tinha vergonha de ir à igreja e na hora de rezar dar a mão para alguém e começar a tremer”, revela o vereador Ronilço Guerreiro. 

Simone Silveira Cougo, psicóloga especializada em terapia comportamental, comentou sobre o compromisso que o entorno do paciente requer com o tratamento. “Falar sobre o acompanhamento, precisamos pensar no investimento em saúde mental, atendimento em psicólogos e psiquiátrico de forma mais comum.” 

Na doença de Parkinson é comum comportamentos que gerem ansiedade social, disfunção de habilidades cognitivas, que regulem emoções, comportamento e ações estressante do cotidiano, além de contribuir a um quadro de depressão, relata a profissional. 

Conforme o secretário de Saúde de Campo Grande (Sesau), José Mauro Filho, cerca de 200 pessoas a cada 100 mil sofrem da doença no Brasil, e a prefeitura tem uma ampla rede de amparo, com fornecimento de terapia multiprofissional e de medicamentos de alto custo. 

Kenia Curvelo Muassa é neurologista e comenta que o objetivo central do tratamento é manter a autonomia do paciente. “É preciso que haja acompanhamento multidisciplinar, o médico é um desses profissionais, mas apenas essa intervenção não faz milagre. O paciente precisa tratar com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos para manter a qualidade de vida e independência. Não há cura para o Parkinson, mas há tratamento”, diz a médica. 

Participaram da audiência o Coral da Sagrada Família e os vereadores Dr. Victor Rocha e Prof, André Luis, além da participação do secretário de Assistência Social da Prefeitura, José Mário. 

Ao final, o vereador Ronilço Guerrieiro deu encaminhamentos no sentido de ampla divulgação de sintomas, tratamentos e formas de diagnóstico da doença ao longo deste mês. 

Tulipa Vermelha – A legislação municipal instituiu o mês “Abril da Tulipa Vermelha” ou “Tulipa Vermelha”, dedicado à divulgação de informações e à conscientização sobre a Doença de Parkinson, seus sintomas, tratamento e ações que visem à promoção do bem-estar e da qualidade de vida de seus portadores. Há uma série de ações previstas, buscando conscientização na comunidade sobre o tema, envolver profissionais da saúde nas discussões, informar sobre tratamento, entre outros. 

A fachada da Câmara Municipal está iluminada de vermelho como forma de chamar a atenção sobre a Doença de Parkinson. 

Rodigo Almeida
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal