ícone whatsapp

Câmara de Vereadores participa da reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura

18.03.2021 · 12:00 · Reunião

Com avanço da doença a partir desta segunda-feira(22) serão antecipados feriados na Capital

A Câmara de Vereadores participou na tarde desta quinta-feira (18), da reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, criado pela Prefeitura de Campo Grande para adoção de medidas conjuntas para evitar colapso no Sistema Público de Saúde. A reunião ocorreu no Gabinete do Prefeito na Esplanada Ferroviária e contou com a participação das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Ministério Público Estadual (MPE), Abrasel, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDES).

De acordo com o Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, ficou decidido pela antecipação dos feriados do mês de abril, junho e agosto, com fechamento total do comércio no período de 24 horas, dos dias 22 a 26 de março, ficarão abertos apenas os serviços considerados essenciais. “Dia 22, 23, 24, 25 e 26 de março serão antecipados os feriados de 2 e 21 de abril, 3 de junho, 26 de agosto e 7 de setembro”, detalhou.

O Prefeito afirmou ainda que não há necessidade de lockdown na Capital. “Há necessidade sim de um prazo para gente evitar um colapso. As pessoas que ocupam leitos, não vêm apenas da covid-19. Com essas medidas, estamos evitando a circulação de pessoas e diminuindo o horário de circulação a noite, com isso, vai dar condições de cuidar de todas as pessoas com coronavírus. Nestes dias, todo o comércio será fechado por 24 horas, inclusive, escolas”, frisou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, Dr. Sandro Benites participou da reunião e complementou: “A partir do dia 22 de março, todos os serviços que não são considerados essenciais entrarão em recesso, antecipando cinco feriados na cidade”, disse.

Para o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de MS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a medida é necessária para que o Estado possa reduzir a gravidade da doença. “A situação continua complicada, o importante é trabalhar para que o decreto seja seguido à risca para que brevemente possamos voltar a uma certa normalidade.  As medidas adotadas aqui, em decisão coletiva, com certeza, sairá um decreto novo Estadual no mesmo norte, o Estado de Mato Grosso do Sul está tentando ganhar esse fôlego para que diminua a gravidade da doença”, reforçou.

As medidas acordadas na reunião serão publicadas no Diário Oficial de Campo Grande.

Dayane Parron e Helton Davis
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal