ícone whatsapp

Câmara empossa nova composição da Procuradoria Especial da Mulher

08.03.2021 · 12:00 · Posse

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Campo Grande empossou a nova composição da Procuradoria Especial da Mulher. Foram empossados os vereadores Camila Jara (Procuradora), João César Mattogrosso (1º Procurador Adjunto), Betinho (2º Procurador Adjunto), Papy (3º Procurador Adjunto) e William Maksoud (4º Procurador Adjunto).

“A Câmara vai fazer existir a Procuradoria de verdade, com recursos para discutir políticas públicas para as mulheres. A Câmara vai dar ênfase para que ela seja modelo em todo o Brasil. A vereadora Camila Jara terá apoio da Mesa Diretora para tudo que ela julgue necessário”, garantiu o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.

Além da ampliação do debate sobre políticas públicas, aumentando a representatividade, a Procuradoria vai receber denúncias e cobrar resoluções até mesmo na esfera criminal, garantindo também mais proteção às mulheres.

“O vereador Carlão sempre foi muito parceiro em todas as pautas relacionadas às mulheres. Se colocou à disposição e qualquer estrutura que a gente precise, vamos ter. É isso que está acontecendo hoje. É importante essa estrutura para que não seja apenas o meu mandato. Eu tenho direito a fala a todo momento e estou aqui para escutar a cada uma de vocês, que têm muito a contribuir nessa luta”, disse a Procuradora da Mulher, vereadora Camila Jara.

Na sessão da última quinta-feira (04), os vereadores aprovaram mudanças na composição da Procuradoria. Agora, na ausência de vereadoras, podem ser empossados como procuradores vereadores homens e mulheres funcionárias da Casa.

Além disso, todo projeto de lei que possa impactar direta ou indiretamente mulheres terão que passar obrigatoriamente pela Procuradoria da Mulher, que, ainda, vai ter orçamento anual destinado pela Mesa Diretora e irá representar a Câmara em eventos nacionais e internacionais destinados para as políticas de valorização da mulher.

“Em nome do vereador Carlão, parabenizo a Câmara pela sensibilidade e por entender a importância da criação de mais um espaço de discussão, que é essa Procuradoria. Parabéns a você, Camila, e conte conosco. Levem nossos agradecimentos aos outros 27 vereadores que aqui estão. Deixo essa mensagem de otimismo, pois nossa luta é árdua, mas é justa, pelo fim da discriminação, da violência contra a mulher, pela igualdade de gênero e pelo empoderamento da mulher. Somos iguais aos homens e juntos poderemos construir uma cidade mais justa, mais humana e mais fraterna”, discursou a senadora Simone Tebet, que participou do ato.

A Procuradoria também realizará o acompanhamento especializado para mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual, a articulação para que existam mais Delegacias da Mulher no município e terá como bandeira a criação de um Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal