ícone whatsapp

Câmara joga luz sobre o capacitismo e amplia o debate em Audiência Pública

21.09.2021 · 12:00 · Audiência Pública

Nesta terça-feira (21), a Câmara Municipal promover uma Audiência Pública sobre o capacitismo, que é o combate ao preconceito contra a pessoa com deficiência (PcD). O encontro correu no plenário Oliva Enciso e teve participação de vários ativistas e autoridades liga aos direitos das pessoas com deficiência.

Proposta do vereador Otávio Trad, a audiência contou também com a participação do vereador Professor André Luis, ambos membros da Comissão de Permanente de Acessibilidade da Câmara Municipal.

A presidente da Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul, Mirella Ballatore, ressalta que muitas famílias veem os PcDs como um fardo, a despeito do comentário do vereador André Luis. Ele revelou que o primeiro sobrinho é autista e sofreu paralisia cerebral na fase inicial da vida. Segundo ele, o rapaz, hoje com 30 anos de idade, nunca foi tratado como um problema para a família.

O tema central da audiência girou sobre a falta de informação que chega no público. De acordo com Telma Regina Noronha, presidente do conselho estadual da pessoa com Deficiência membro da comissão dos Direitos dos Idosos e das pessoas com Deficiência (Codiped) da OAB/MS, ainda existe um grande problema na forma como os PcDs são tratados no comércio, nos locais públicos e a péssima condição de acessibilidade por toda a cidade.

A jornalista e influencer Sarah Santos levantou a questão de o capacitismo ser o equivalente do que é o racismo para a pessoa negra e a homofobia para a comunidade LGBTQIA+ e como o tema é pouco divulgado e discutido. “Se os outros termos são tão difundidos e reconhecidos, por que o capacitismo ainda é estranho e não suscita debate? É nosso dever trazer o assunto ao público”.

Rodrigo Almeida 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal