ícone whatsapp

Câmara participa da Quarta Semana Nacional de Arquivos

04.06.2020 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande vai participar da Quarta Semana Nacional de Arquivos, de 8 a 12 de junho, que em nível estadual é promovida pelo Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul. O tema deste ano é ‘Empoderando a sociedade do conhecimento’, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Fundação Estadual de Cultura.

A Câmara será representada pelo vereador Eduardo Romero (Rede), que estará como conferencista na abertura oficial da programação estadual, no dia 8, a partir das 16h, na mesa temática sobre ‘Gestão de Arquivos no século  XXI: acesso da sociedade ao conhecimento’.

O parlamentar vai falar sobre cidadania em arquivos: como os arquivos digitais legislativos podem auxiliar no exercício da cidadania. Ele vai destacar como documento históricos fazem toda diferença no âmbito pleno a cidadania e para que a cidadania ocorra na prática.

‘Mais do que saber sobre os direitos, também é preciso saber como chegaram estes direitos. Quem compreende este processo histórico e sabe acessar estas informações consegue ter muito mais presença do ponto de vista social e vai garantir que as instituições públicas ou privadas respeitem sua condição de cidadão’, destaca o vereador.

Programação

A programação completa pode ser acessada no site da Fundação Estadual de Cultura. Conferências, bate-papos, exibição de curtas-metragens e exposição virtual estão na agenda. Os eventos serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Fundação de Cultura – Facebook e Instagram. O modelo virtual foi adotado para evitar aglomerações como forma de prevenção contra o coronavírus.

 

De acordo com a Fundação Estadual de Cultura, o evento ocorre ‘com a parceria e participação do Museu da Imagem e do Som – MIS; Superintendência de Gestão Documental/SAD; Sectur/Prefeitura Municipal de Campo Grande; Semed/Prefeitura Municipal de Campo Grande; Câmara Municipal de Campo Grande; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS; Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e SBT/MS.’

Assessoria de Imprensa