ícone whatsapp

Câmara realiza ‘I Ciclo de Palestras Plano Diretor – construção de um pacto social para Campo Grande’

26.09.2019 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande promove, entre hoje e sexta-feira (27), o I Ciclo de Palestras Plano Diretor – construção de um pacto social para o futuro de Campo Grande. O evento foi aberto na tarde desta quinta, no Plenário Oliva Enciso, e reúne especialistas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e de Portugal para tratar das ferramentas de gestão, sustentabilidade, captação de recursos e ferramentas tecnológicas.

 

“Trabalhamos na construção dessa grande ferramenta de trabalho, que vai interferir na nossa cidade, na vida de cada um de nós, pelo prazo de 30 anos. Trabalhamos juntos na aprovação desse Plano. Em audiências públicas, tivemos a participação dos mais diversos segmentos. Tivemos que recuar, outros organismos recuaram, pois precisávamos quebrar paradigmas. Precisávamos fazer um Plano que pudesse contemplar, principalmente, o bem atender ao cidadão campo-grandense”, discursou o presidente da Casa, vereador Prof. João Rocha, que palestrou sobre o papel do legislativo municipal na elaboração da proposta.

O evento foi aberto com uma apresentação do músico Marcelo Fernandes, doutor em Música e bacharel em Violão pela USP (Universidade de São Paulo). Com o ciclo de palestras, pretende-se disseminar o conhecimento acerca dos instrumentos e ferramentas inseridas no Plano Diretor, não somente dos agentes públicos, mas de toda população para ampliar as discussões e democratizar as decisões para melhor atender as necessidades da população. 

O Plano Diretor passou por ampla discussão com a sociedade durante a fase de elaboração pelo Executivo e o período de tramitação e proposição de emendas na Câmara de Vereadores. Foram promovidas audiências públicas e reuniões para debater o tema. No dia 28 de março, os vereadores aprovaram a consolidação da proposta, sancionada em 3 de abril deste ano.  O Plano traz um amplo conjunto de diretrizes, estratégias e medidas para ordenar a transformação da cidade.

“Tivemos um grande apoio e participação interna das secretarias. Toda a estrutura interna da Prefeitura esteve mobilizada para que pudéssemos chegar aqui e contar essa história para vocês. O trabalho terminou? De jeito nenhum. Agora, é que se torna mais desafiador e mais, para mim, interessante. Agora, precisamos regulamentar esses instrumentos jurídicos que estão no Plano e precisamos conversar mais com a população, com os profissionais, com a academia, para que possamos levar ao maior número de pessoas os esclarecimentos necessários para que, de fato, tenhamos um plano que atenda aos anseios da população”, disse a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Jacob. 

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal