ícone whatsapp

Câmara recebe visita da tradicional bandeira do Divino Espírito Santo

04.06.2019 · 12:00 · Visita

A Câmara Municipal de Campo Grande recebeu, na manhã desta terça-feira (4), a bandeira do Divino Espírito Santo, símbolo da festa do Giro do Divino Espírito Santo, uma das mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, que ocorre há 125 anos em Coxim e há 25 anos na Capital. A comitiva, composta pelos músicos Zé Aurélio, Toninho, Aparecido Marques Barbosa, os organizadores Antônio Carlos Rocha, o Ceará, e Luciane Souza, percorreu os gabinetes acompanhada dos vereadores Carlão, Dr. Wilson Sami e Dharleng Campos, com as músicas tradicionais e bençãos. Fiéis colocaram suas ofertas na bandeira, como agradecimento. 

O vereador Dr. Wilson Sami destacou a representatividade do Espírito Santo de Deus. “Quem tem a presença do Espírito Santo em sua vida sabe enxergar o certo e o errado, tem essa consciência sobre seus atos”, enfatizou. O vereador Carlão falou da importância da tradição ser mantida e o papel da Câmara para valorizá-la. “Sou devoto, tenho muita fé e acho importante a Câmara valorizar essas tradições independente de religiões, legislando para todos”, afirmou. Durante a benção em seu gabinete, a vereadora Dharleng Campos pediu proteção a todos da Casa “para cumprir a missão de modificar e ajudar a vida de todas as pessoas”.   

Segundo Antônio Carlos, a bandeira percorre, em Campo Grande, repartições públicas, a exemplo da Câmara e da Assembleia Legislativa, e também a casa de vários coxinenses que residem na Capital. “Muitos mudaram-se para Campo Grande e não conseguiam mais participar da festa. Por isso, temos a edição em Campo Grande e muitos emocionam-se ao receberem a visita da bandeira em suas casas, principalmente os idosos”, disse. 

No domingo, dia 9 de junho, ocorre a 25ª Festa do Giro do Divino Espírito Santo em Campo Grande, a partir das 7 horas, contando com café da manhã, missa, almoço com o tradicional empamonado, homenagens aos festeiros e baile. O evento ocorre no Clube da Funlec e são esperadas 1,3 mil pessoas. 

No ano passado, a Câmara Municipal aprovou a Lei 6.016/18, de autoria do vereador André Salineiro, que inclui no Calendário Oficial do Município de Campo Grande, a festa do Divino Espírito Santo. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal