ícone whatsapp

Campanhas de adoção de animais domésticos tem apoio do Vereador Veterinário Francisco

18.08.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Segundo dados da OMS de 2019, existem no Brasil cerca de 30 milhões de animais abandonados, destes a maioria são cães e gatos. E esse número, além impactar diretamente na vida desses animais, também afeta a vida humana e o meio ambiente.

A busca pela diminuição do número de animais abandonados é constante, seja por ações da população ou do Poder Público e uma das ações que pode ajudar é a adoção. Hoje existem em Campo Grande vários protetores e ONGs que cuidam de animais resgatados a procura de um novo lar, e também a Coordenadoria de Controle de Zoonoses que resgata animais com denúncias de maus tratos ou abandonados e os encaminha para a adoção.

A adoção beneficia não só o animal adotado, mas também o protetor ou entidade que fez a doação, pois este terá mais condições de atuar, beneficia outro animal abandonado que poderá ser acolhido e principalmente o adotante.

A presença de um animal, nesse tempo de tédio, solidão e distanciamento, resgata a alegria e a diversão dentro de casa. Sem dizer da auto-estima do adotante que com este ato aumenta em função de sua atitude.

Vários órgãos e entidades têm apoiado a adoção de animais, podemos destacar o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul – CRMV/MS que está realizando a campanha ‘Adote-me’, e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul que tem, em suas redes sociais, divulgado sobre a adoção e o bem-estar dos animais.

Adotar é sempre um gesto de muito amor e carinho, pois além de proporcionar um novo lar para o animal, você ganhará um amigo que será sempre grato e fiel companheiro.

Mas, além da vontade de adotar, é preciso ter responsabilidade com o animal. Leve em consideração que ele já passou por situações adversas, é preciso um cuidado especial. Para tomar essa decisão tenha consciência de seus deveres e responsabilidade. Decidir pela adoção de um animal é escolher cuidar dele para o resto da vida e os desafios do dia a dia são muitos.

“A adoção é um gesto que pode salvar uma vida, tanto animal quanto humana. É sabido que a presença de um animal em casa traz muitos benefícios. Existem muitos animais nas ruas e nos abrigos precisando de um novo lar, e precisamos que as pessoas entendam que a adoção é um dos meios de reduzirmos o abandono dos animais”, ressaltou o Vereador Veterinário Francisco.

Mostrando a importância e necessidade de novas ações para a causa animal, o Governo Federal recentemente criou a Coordenadoria Nacional de Proteção e Defesa Animal, que será um departamento específico para tratar de políticas públicas voltadas para pets como cães e gatos.

ADOÇÃO

Para aqueles que quiserem adotar um animal, podem se dirigir a Coordenadoria de Controle de Zoonoses, na Avenida Senador Filinto Muller, 1601, ou procurar alguma ONG ou protetor independente.

Nany Sene
Assessoria de Imprensa do Vereador