ícone whatsapp

Campo Grande sedia reunião de criação do Conselho Nacional de Presidentes de Câmaras das Capitais

22.10.2021 · 12:00 · Outras Notícias

Campo Grande sediou na manhã desta sexta-feira (22) a primeira reunião de criação do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais – Conalec, que contou com a presença de presidentes de sete capitais, para eleição da diretoria e aprovação do Estatuto.

CLIQUE AQUI para ver a Galeria de Fotos do evento

O Conselho terá atuação forte na defesa das prerrogativas dos vereadores das capitais, representados pelos presidentes. De acordo com o Estatuto, o Conselho tem por objetivo congregar os Presidentes das Câmaras Municipais das Capitais, visando o aperfeiçoamento e fortalecimento dos respectivos Parlamentos e na formulação de políticas públicas.

A solenidade que inaugurou a criação do Conselho foi realizada no Hotel Deville e contou com a presençade presidentes das Câmaras de Vereadores de João Pessoa-PA, Florianópolis-SC, Campo Grande-MS e Rio Branco-AC, além da presença remota por videoconferência dos presidentes das Câmaras Municipais de Vitória-ES, Cuiabá-MT e Boa Vista-RR.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande-MS, Carlos Augusto Borges – Carlão, foi eleito vice-presidente do Conalec e destacou a importância da união dos presidentes das capitais. “Muito positiva a criação desse conselho, porque o vereador é o pequeno Legislador e se nós não nos organizarmos, vamos ficar sempre por último. Ano passado naquela pandemia, fizeram uma legislação que realmente prejudicou só os vereadores, então temos que nos organizar. Essa organização é importante, essa fundação, e com certeza absoluta, os presidentes das Câmaras das capitais estando organizados terão mais respeito perante à classe política e todo Governo Federal. As Câmaras do interior dos Estados respeitam muito o presidente da Câmara da Capital, com certeza vamos ter um grupo muito mais forte e isso consegue aglutinar e trazer pra junto desse grupo os vereadores do interior também. Vamos nos organizar para ter força em Brasília, para trazer mais verbas para as capitais e também para os municípios”, afirmou o vereador.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad também participou do evento e salientou a importância do conselho para o fortalecimento do Legislativo. “Uma andorinha sozinha não faz verão. E quando se cria um conselho dos presidentes das Câmaras, evidentemente, que a voz soa muito mais forte”, afirmou.

O prefeito enalteceu ainda a escolha de Carlão, como vice-presidente do Conselho. “Eles, a nível nacional, vieram a Campo Grande, pedir ajuda, solidariedade e o empréstimo do nome do Carlão para ser o vice-presidente nacional. Isso é um orgulho, isso é uma honra, talvez as pessoas não dimensionem a importância de termos um vice-presidente nacional no Conselho de Legisladores do nosso País. E o Carlão é merecedor disso: correto, integro, decente e, acima de tudo, comprometido com a técnica legislativa”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, capital da Paraíba, “é importante fortalecer as Câmaras. Eu acho que o Poder Legislativo só tem a crescer, não tenha dúvida que o fortalecimento do Legislativo é uma das prioridades nesse congresso agora, essa nova mesa diretora ser implantada e a gente fortalecer cada vez mais o Legislativo. Eu sempre digo que o vereador é o para-choque da população, é quem está mais perto da população”, afirmou Valdir José Downsley, conhecido como Dinho.

De acordo com Manoel José, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco – Acre, “fiz questão de vir a este encontro para início da formação desse conselho, porque participei do início da formação do Conselho da UNALE de Deputados na época, e hoje a UNALE é o que é, muito forte politicamente no Brasil. E hoje está se criando aqui uma força que é o princípio do que chamamos de política básica. O vereador é o ponto inicial da política, então hoje estamos criando aqui um conselho importante pra que a gente possa iniciar uma política que dê credibilidade mais ainda às Câmaras de Vereadores e um suporte de auxílio às Prefeituras”, salientou.

Segundo Roberto Katumi, presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, capital de Santa Catarina, “a princípio acho que esse Conselho é a valorização do Parlamento, eu acho que a união das Câmaras das Capitais é fundamental. Nós representamos grande parte do território brasileiro, as capitais concentram grande número de habitantes e acredito que unidos podemos realmente ser maiores do que somos. Podemos sim ter em meta ter essa possibilidade de junto aos órgãos estaduais e federais trazer recursos para que sejam beneficiadas as Capitais que no momento, por serem capitais, esses órgãos acreditam que não precisam de tantos recursos, mas é o contrário, quanto maior é a cidade maior é o investimento”, destacou o parlamentar.

A diretoria da Conale é composta por nove cargos, sendo presidência, vice-presidência, cinco coordenadores regionais e conselho fiscal (que conta com dois membros).

Confira como ficou a composição oficial do Conalec:

– Presidente – Valdir José Dowsley (Dinho) – João Pessoa-PB

– Vice-presidente – Carlos Augusto Borges (Carlão) – Campo Grande-MS

– Coordenador região Sul – Roberto Katumi Oda – Florianópolis-SC

– Coordenador região Nordeste – Paulo Eduardo da Costa Freire (Paulinho Freire) – Natal-RN

– Coordenador região Norte – Manoel José Nogueira Lima – Rio Branco-AC

– Coordenador região Sudeste – Davi Esmael Menezes de Almeida – Vitória-ES

– Coordenador região Centro-Oeste – Juca do Guaraná Filho – Cuiabá-MT

– Conselho Fiscal – Genilson Costa e Silva – Boa Vista-RR e Galba Novaes de Castro Netto – Maceió-AL

Paulline Carrilho e Kelson Carvalho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal