ícone whatsapp

Casa Rosa: Victor Rocha consegue apoio da Ministra Tereza Cristina

11.05.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

O vereador Victor Rocha (PP) aproveitou a visita institucional à Câmara Municipal de Campo Grande, realizada pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na manhã desta segunda-feira (10) para apresentar a Casa Rosa Saúde da Mulher.

A ministra Sul-mato-grossense se comprometeu em viabilizar investimentos para a aquisição de aparelhos de mamografia e ultrassonografia que serão utilizados nas consultas oferecidas para as mulheres campo-grandenses na prevenção contra o câncer de mama.

A Casa Rosa Saúde da Mulher é um projeto idealizado pelo vereador Victor Rocha que é médico mastologista e tem como a promoção da Saúde da Mulher uma de suas principais metas de trabalho. “Como mastologista sei da importância do tratamento precoce no câncer de mama. Nossa missão é viabilizar o atendimento das mulheres, pacientes do SUS, para que realizem consultas e seus exames de rotina em um único dia, ou seja, a mulher com mais de 40 anos é consultada e fará a mamografia no mesmo dia. Já as mulheres com idade inferior aos 40 anos, serão atendidas por equipe médica e havendo necessidade farão ultrassonografia no mesmo dia”.

Para o parlamentar, muitas mulheres deixam de fazer a prevenção em virtude da demora na realização dos exames. “Vamos consultar, realizar os exames e a paciente já sairá com o resultado no mesmo dia. Se tiver que operar já sai com o encaminhamento para realizarmos a cirurgia na semana seguinte da consulta. Se não tiver nada, será agendado o retorno para o ano seguinte”, pontuou.

De acordo com o Dr. Victor Rocha, defende o tratamento precoce. “Quando a gente faz o diagnóstico do câncer de mama em tumores menores que 2 cm, a chance de cura é de 90% a 95% com o tratamento adequado. Se demorar [para diagnosticar], o tumor vai aumentando e vai reduzindo a taxa de sobrevida. Agradecemos a Ministra Tereza Cristina pelo apoio à Casa Rosa”, ressaltou.

Assessoria de Imprensa do Vereador