ícone whatsapp

Com 30 anos atuando no campo, empresa é homenageada pelo vereador Tiago Vargas

06.07.2022 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

Comemorando 30 anos neste mês, a empresa Produção Consultoria Rural LTDA, por meio dos seus sócios e colaboradores, foi homenageada pelo vereador Tiago Vargas (PSD), com uma Moção de Congratulação. A homenagem foi realizada nesta terça-feira (5), durante o intervalo da sessão realizada na Câmara Municipal de Campo Grande (MS). Para o parlamentar, reconhecer as empresas que atuam no campo é muito importante, pois é através delas que o Brasil, a cada dia, se torna uma potência mundial.

Para o vereador Tiago Vargas, é importante reconhecer o trabalho do homem do campo, das empresas que geram empregos neste setor, que é tão importante para o fomento da economia. “O agronegócio brasileiro é uma potência mundial, o Mato Grosso do Sul tem um papel importante na roda econômica, pois temos aqui uma atividade agropecuária muito intensa e significativa”, disse.

“Eu, por meio da minha homenagem, reconheço não só o trabalho da Consultoria Rural, mas de todos aqueles que trabalham no campo. Não consigo trazer todos para a Câmara para homenagear, mas aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os homens e mulheres do campo e as empresas que atuam nesse ramo”, acrescentou.

Formado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) na década de 80, em Medicina Veterinária, o senhor Sérgio Prediger, após sair da faculdade, resolveu abrir o próprio negócio e conquistar o seu espaço no agronegócio. Ele fundou a Consultoria Rural LTDA., que hoje possui mais de 40 funcionários (entre administrativo, veterinários, agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas) e atende mais de 100 clientes em fazendas nos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, além de atuar fora do país, em propriedades localizadas na Bolívia e no Paraguai.

“Mesmo na época da faculdade, entendíamos que para profissionalizar e melhorar a produtividade e a rentabilidade das fazendas não adiantava levar somente tecnologia, mas levar as ferramentas de gestão, para desenvolver uma forma mais lucrativa dessa atividade rural”, explicou Sérgio.

“Então, em 1992, sete anos depois que nos formamos, nos unimos e começamos a trabalhar nessa área. O nosso objetivo principal é ter uma série de serviços para atendermos ao produtor de uma maneira completa”, explicou.

A Consultoria Rural possui vários setores para atender o produtor rural de maneira mais ampla e completa, como: setor técnico; melhoramento genético da raça nelore;

intensificação do sistema produtivo, através da produção lavoura e pecuária; confinamento; inseminação; adubação de pastagens, melhoria de todo o processo do sistema e Crédito Rural.

De acordo com Predger, a empresa possui um sistema personalizado para atender às necessidades de cada produtor de uma maneira completa. “Cada produtor tem um tipo de necessidade. Então, o objetivo é fazer com que as empresas aumentem seus lucros com mais sustentabilidade”, explicou.

Sérgio disse ainda que é muito importante esse trabalho, já que o agro responde por mais de 1/3 do PIB  brasileiro, algo que mantém o país estável economicamente. “Cada vez mais existe uma demanda nessa questão de segurança alimentar e é somente o Brasil tem esses sistema, que consegue atender às demandas interna e externa”, afirmou.

Política e Agronegócio

Para Sérgio Prediger, é fundamental que haja mais políticas públicas, para que o agronegócio tenha mais apoio para se desenvolver. O empresário destacou que a cada três pratos de comida servidos no mundo, um é do Brasil. “Isso mostra a importância do Brasil dentro do contexto mundial. Na política, eu espero mais segurança jurídica, para que o produtor rural possa desenvolver suas atividades no campo”, relatou.

“É importante o governo desenvolver e aplicar recursos na parte de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Nós temos muitos órgãos de pesquisas que precisam de recursos, para poder desenvolver mais tecnologias em um sistema de produção que nos permita produzir mais e melhor”, acrescentou.

O empresário destacou também a importância de se resolver os embates no campo. Devido às invasões de terras e as questões dos indígenas, ele defende uma trégua no campo para que todos possam trabalhar de uma forma mais unida, em prol do desenvolvimento do país.

Brasil sustentável

Preger afirmou que os produtores rurais não precisam mais desmatar para produzir, pois já existem várias terras “abertas”, sem contar que a legislação ambiental do Brasil é a mais rígida de todo o mundo. Ele destacou também que as maiores florestas existentes em solo brasileiro são as mais preservadas do planeta. “Já temos muitas áreas abertas, que precisam apenas de mais tecnologia para se tornarem produtivas”, avaliou.

Sérgio lamentou que o Brasil carrega uma má fama, devido a algumas propagandas negativas que são veiculadas internacionalmente, mas que isso não passa de uma guerra comercial, já que somos um país muito competitivo no agronegócio.

Trabalhando 28 anos na Consultoria Rural, Edilson Cunha de Medeiros, um dos sócios, ressaltou que é muito satisfatório o destaque que sua empresa tem no mercado, pois já é referência no meio para muitos que desejam crescer no campo, de forma mais sustentável. “A experiência que temos é muito grande, somos referência nessa área. Não entregamos o conhecimento técnico, mas também buscamos a melhor solução para o desenvolvimento de cada produtor rural. Desse modo, construímos uma relação de confiança”, afirmou.

Relação com funcionários

O funcionário Altair de Melo, que trabalha na empresa há sete anos, conta que lá eles formam uma família. “Somos bem tratados, a empresa tem coração. A cada dia que passa eu aprendo sempre mais”, afirmou.

Outro sócio da Consultoria, Marcelo Ladeira, que iniciou na empresa como estagiário, em 1999, e segue na equipe desde então, diz que crescer profissionalmente no grupo é algo possível, quando há muito trabalho e responsabilidade. “Entrei como técnico e parceiro, e depois de alguns anos me tornei sócio. Tendo empenho e vontade, todos têm o seu espaço a conquistar, é um modelo de gestão muito interessante”, avaliou.

“É uma empresa humana, que olha para as pessoas. O crescimento não é apenas para os funcionários, mas também para os clientes”, acrescentou.

O diretor financeiro Francisco Viana, que atua na empresa há mais de 30 anos, disse que todos os que começam a integrar a “família” ficam por muito tempo, tamanha a satisfação em fazer parte da equipe.

Os sócios da empresa são unânimes em dizer que, por mais que a tecnologia, a cada ano, se expanda ainda mais, ela nunca vai tomar o lugar do ser humano, já que a empresa é formada por pessoas.

Assessoria de Imprensa do Vereador