ícone whatsapp

Com apoio de veículos cedidos pelos vereadores, Sesau começa a vacinar idosos acamados contra Covid-19

02.02.2021 · 12:00 · Outras Notícias

Idosos acamados, com mais de 80 anos, começaram a ser vacinados contra a Covid-19, nesta terça-feira (2), pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande. Carros cedidos pela Câmara de Vereadores estão sendo utilizados para levar os profissionais de saúde até a casa desses moradores que estão recebendo as doses. No total, serão imunizados 1.147 idosos nesta etapa e a expectativa da Sesau é concluir a vacinação em duas semanas.    

Bastante emocionada, Lilian Rodrigues, relata a alegria no momento em que Aparecida Barbosa Nogueira, 88 anos, foi vacinada, no início da tarde desta terça-feira. Ela cuida da idosa há seis anos. “É muita alegria. Eu via na televisão quando começaram a chegar as vacinas fora do Brasil e dizia tenho esperança de chegar aqui. Quando deu a hora, falei para Dona Cida falta pouco. A casa toda tem álcool, porque a gente tem que tomar precaução. Quando falaram que viria a vacina para Dona Cida, eu disse ‘Meus Deus, não acredito’. É uma emoção muito grande. Só quem tem pessoa acamada, quem tem uma pessoa idosa, sabe o que isso vai significar lá para frente. Só Deus para agradecer; Ele faz as coisas certas na hora certa. Agora chegou”, contou.  

A enfermeira Maria de Fátima Dagher foi a responsável por aplicar a dose da vacina e relata a importância deste momento. “Vi desde início que liguei para a família o quanto ficaram felizes até por conta do quadro dela, uma paciente acamada que tem mais probabilidade de pneumonia e Covid. Na hora autorizaram”, afirmou. Nesta campanha, iniciada mês passado, ela e sua equipe já vacinaram aproximadamente 90 pessoas, dentre idosos que vivem em instituições. “Me sinto orgulhosa em estar vacinando a população, é gratificante”.

O vereador Dr. Jamal, que faz parte da comissão da Câmara que acompanha a vacinação contra a Covid-19, destacou a ajuda em levar a vacina até a casa das pessoas acamadas. “Se essa senhora vacinada fosse até o posto precisaria de ambulância, todo aquele sacrifício em levar, carregar, trazer. Além de tempo maior, poderia expor a outras doenças. Por isso, essa participação da Câmara, em que foram cedidos os carros, é muito importante para ajudar a Secretaria, facilitar transporte e levar a vacina até o paciente. Ganha-se tempo, segurança e evita colocar o paciente em risco”, afirmou o parlamentar, que é médico e acompanhou a vacinação nesta terça-feira. 

Logística

O apoio logístico da Casa de Leis começou ainda no dia 21 de janeiro quando as vacinas começaram a ser aplicadas no em idosos que vivem em abrigos e instituições. Doses também foram aplicadas em profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Agora, a Câmara de Vereadores dobrou o número de veículos cedidos para ajudar a dar celeridade na campanha de vacinação.

Na primeira fase, já estavam sendo utilizados onze veículos, cedidos pelos gabinetes dos vereadores Carlão, William Maksoud, Ronilço Guerreiro, Junior Coringa, Dr. Sandro Benites, Otávio Trad, Camila Jara, Prof. João Rocha, Silvio Pitu, Betinho e Zé da Farmácia. Agora, passaram a ser utilizados carros fornecidos ainda pelos gabinetes dos vereadores Delei Pinheiro, Beto Avelar, Tiago Vargas, Dr. Jamal, Edu Miranda, Professor Riverton, Valdir Gomes, Dr Loester, Papy e Clodoilson Pires, totalizando 21 carros. 

Toda a definição sobre as residências em que as equipes irão para vacinar os idosos é feita pela Sesau, conforme cadastro existente e acompanhamento já feito pelas unidades de saúde. As visitas vão ocorrer todos os dias. A Câmara cedeu veículos para atuar em todos os distritos: Centro, Imbirussu, Bandeira, Lagoa, Prosa, Segredo e Anhanduizinho. 

Vacina nas unidades – Para os idosos que não têm restrições de locomoção, a Secretaria mantém a vacinação das Unidades de Saúde. São 17 pontos de aplicação do imunizante, que irão funcionar das 13h às 17h. Para evitar aglomeração, as datas para vacinação foram divididas por faixa etária. 

Foram destinadas 3,6 mil doses da vacina Coronavac para iniciar a imunização destas pessoas, conforme informações da assessoria de imprensa da Sesau. Neste caso, o atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento. Porém, para agilizar o processo de identificação no dia da vacinação a orientação é para priorizar o cadastro no site vacina.campogrande.ms.gov.br.

Apoio – Esta não é a primeira vez que a Câmara Municipal dá suporte logístico às ações da Sesau. Em março de 2020, a Casa já havia cedido veículos durante a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Os carros levaram as vacinas até os pontos de vacinação, bem como até as casas de idosos acamados ou com dificuldades graves de locomoção.

#PraCegoVer – Fotografia. Profissional da saúde – de jaleco, luva e máscara – aplica a vacina no braço de idosa que está deitada na cama de um quarto. Do outro lado, em pé, o vereador Dr Jamal, que é médico, acompanha a vacinação. Ele também usa máscara. Fim da descrição.   

Milena Crestani e Jeozadaque Garcia 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal