ícone whatsapp

Conscientização da população das medidas preventivas do coronavírus é defendida em live

17.06.2020 · 12:00 · Comissões

População também tem participação para o convívio seguro em bares e restaurantes 

 

A live desta quarta-feira (17), promovida pela Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19 da Câmara Municipal de Campo Grande debateu sobre as medidas preventivas de conscientização do comportamento da população que reforçam os protocolos de biossegurança de bares e restaurantes em tempos de pandemia.  A Comissão é composta pelos vereadores Dr. Lívio (presidente), Eduardo Romero, Pastor Jeremias Flores, Betinho e Delegado Wellington. 

Participaram da live, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul, Juliano Wertheimer e a médica infectologista, Priscilla Alexandrino de Oliveira.

Para a infectologista, a sociedade tem que se adaptar a uma nova realidade. “O Coronavírus é um vírus com alta taxa de letalidade e com  transmissibilidade bastante elevada, com capacidade de agravamento em alguns grupos, isso não quer dizer que as demais pessoas não podem agravar, população jovem sem comorbidade tem tido agravamento do caso, temos aprendido cada dia com essa pandemia. Temos que nos adaptar, em hipótese nenhuma sou contra flexibilização, mas temos que ter medidas restritivas, a maior transmissão é de uma pessoa para outra, por isso, precisamos evitar aglomerações, fazer o uso de máscaras”, alegou.

Segundo o presidente da Abrasel,  bares e restaurantes seguem regras da vigilância sanitária antes mesmo do avanço da doença. “Convivemos com vírus e bactérias todo tempo, todo bar e restaurante tem uma licença sanitária, manual de boas práticas, profissionais treinados, neste momento da pandemia, se intensificou todo procedimento que já era realizado. É hora da população se envolver e embarcar na responsabilidade de preservar a sua vida e das outras pessoas seguindo e respeitando as normas estabelecidas para o funcionamento seguro desses locais”, salientou.

O vereador Eduardo Romero reforçou a importância da responsabilidade compartilhada. “O Poder Público não consegue ter um fiscal para cada cidadão, precisamos lembrar sempre que a reponsabilidade é compartilhada, qualquer ato só vai ter eficiência se a sociedade entender a importância de respeitar as medidas preventivas”, reforçou.

Para o vereador Delegado Wellington, todos os serviços são essenciais. “Precisamos experimentar novos processos de trabalho, vamos precisar ir no restaurante e ter segurança com a comida, precisa se pensar novas formas, fechar tudo não é a solução. As pessoas precisam comer, pagar conta, por isso todos serviços são essenciais”, defendeu.

Todas as quartas-feiras a Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19 da Câmara Municipal de Campo Grande debate um tema relacionado ao coronavírus para levar maior informação para população. A transmissão pode ser acompanhada a partir das 9h30, pelo facebook.com/camaracgms, pelo instagram @camaracgms ou pelo Youtube https://www.youtube.com/user/camaramunicipalcg. A população pode participar da live enviando suas dúvidas e sugestões que serão encaminhadas em tempo real para os vereadores e convidados.

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal