ícone whatsapp

Conscientização sobre Doença de Parkinson será debatida em Audiência na segunda-feira

07.04.2022 · 12:00 · Audiência Pública

A conscientização da Doença de Parkinson será tema de Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande, na segunda-feira (11), às 14 horas. O debate acerca do tema faz parte das ações programadas no Abril Tulipa Vermelha, com objetivo de divulgar os sintomas e tratamento que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

A Audiência foi proposta e será presidida pelo vereador Ronilço Guerreiro, autor da Lei 6.742, de dezembro de 2021, que institui o mês da conscientização da doença de Parkinson, também denominado Abril da Tulipa Vermelha. Médicos, psicólogos e autoridades do setor da saúde devem participar da discussão na Casa de Leis. 

O vereador ressalta a importância do acesso às informações para que as famílias saibam como agir e possam ter acesso ao tratamento dos pacientes. “É um momento muito importante que vai tratar essa doença que machuca o corpo e a mente das pessoas. Muitas pessoas não sabem, mas uma das consequências que pode levar a morte de quem sofre com Parkinson é a questão da broncoaspiração, ou seja, como quem tem a doença fica com a deglutição comprometida, alimentos e saliva podem ser ingeridos por via respiratória e consequentemente levar a morte, e esse é alguns dos temas que vamos discutir”, comentou Guerreiro.

Tulipa Vermelha – A legislação municipal instituiu o mês “Abril da Tulipa Vermelha” ou “Tulipa Vermelha”, dedicado à divulgação de informações e à conscientização sobre a Doença de Parkinson, seus sintomas, tratamento e ações que visem à promoção do bem-estar e da qualidade de vida de seus portadores. Há uma série de ações previstas, buscando conscientização na comunidade sobre o tema, envolver profissionais da saúde nas discussões, informar sobre tratamento, entre outros. 

A fachada da Câmara Municipal está iluminada de vermelho como forma de chamar a atenção sobre a Doença de Parkinson. 

Serviço – A Audiência Pública está agendada para segunda-feira, dia 11, às 14 horas, no Plenário Oliva Enciso, e é aberta para que a população participe. Também é possível acompanhar o debate pelo canal do Youtube da Câmara ou Facebook

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal