ícone whatsapp

Coronel Villasanti luta para equiparar salário de servidores públicos que ganham menos que o mínimo

09.08.2022 · 12:00 · Vereador Coronel Villasanti

A Comissão que analisa o reajuste dos servidores municipais que ganham menos de um salário mínimo se reuniu nesta segunda-feira com o Secretário Municipal de Gestão Agenor Mattielo, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande, para estabelecer que o Executivo apresentealternativas de solução para o assunto o mais breve possível.

Participaram da reunião o vereador Coronel AlírioVillasanti, o presidente da Comissão vereador Valdir Gomes e o vereador Marcos Tabosa.

O Secretário Mattielo convocado para esta reunião pelos vereadores argumentou que qualquer mudança contábil está acima do limite prudencial e que há impedimento em função da Lei de Responsabilidade Fiscal para concessão do reajuste. 

A única alternativa é buscar nova receita para equalizar os salários, assim como o pagamento do quinquênio, quitação de promoções e progressão de vencimentos dos aposentados.

Além das pessoas que trabalham e ganham menos de um salário mínimo, também existem mais de 10 mil servidores que têm direito a um adicional, que precisa de uma programação do Executivo para começar a ser pago.

Ao todo são 3.020 servidores municipais que tem o salário base abaixo do salário mínimo. “Não é justo que mais de 3mil servidores sejam prejudicados por que a Prefeitura alega não ter caixa, justamente por isso formamos esta comissão no início do mês de maio, para que em parceria com a Câmara possamos encontrar uma solução junto ao município .

Fora isso, de cinco anos para cá, não houve correção. Na próxima reunião precisamos estar com o relatório do impacto financeiro e também com os representantes do IMPCG e Secretaria de Finanças do município. Precisamos apresentar respostas aos servidores já com um cronograma de pagamentos do Executivo, nem que seja parcelado, para que os servidores que hoje se aposentam com menos de um salário mínimo, tenham um valor justo a receber”, destacou o vereador Coronel Villasanti.   

Assessoria de Imprensa do Vereador