ícone whatsapp

De autoria do vereador Betinho, projeto sobre Pé Torto Congênito é aprovado e encaminhado ao executivo

28.04.2020 · 12:00 · Vereador Betinho

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, foi aprovado em primeira votação, o projeto de lei 9.541/19, que institui no Município o Programa Permanente de Conscientização e encaminhamento para Tratamento do Pé Torto Congênito.

O objetivo é destacar a importância do diagnóstico precoce e início do tratamento nas primeiras semanas de vida, com o intuito de aproveitar a elasticidade favorável dos tecidos para a correção das deformidades. “Atinge uma a cada mil crianças e em alguns casos, é possível ter um diagnóstico ainda no útero e com o tratamento apropriada, essas crianças podem ter uma vida normal.”, ressaltou o vereador.

O Pé Torto Congênito (PTC) é uma deformidade complexa, que envolve tendões, ossos, músculos e vasos sanguíneos, mas sendo detectado e tratado logo nos primeiros meses de vida, apresenta grandes chances de reversão.

Porém, a falta divulgação acerca do Pé Torto Congênito tem ocasionado o tratamento tardio, menos eficaz na correção das deformidades, inclusive resultando em incapacidade permanente de alguns afetados. “A deformidade é séria, podendo comprometer a saúde e funcionamento dos membros. Dessa forma, divulgaremos ainda mais informações sobre os tipos de diagnóstico e tratamentos.”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do Vereador