ícone whatsapp

Delegado Wellington diverge sobre medida que retira direitos dos trabalhadores

11.12.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Durante sessão ordinária na última terça-feira (10), o vereador Delegado Wellington se manifestou contrário à Medida Provisória 905/2019 que retira a obrigatoriedade do registro profissional de jornalista e outras 13 profissões como radialistas, publicitários, sociólogos, entre outros.

Durante a realização da Palavra Livre que contou com a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), Walter Gonçalves, o parlamentar ressaltou a importância das profissões e os problemas que serão enfrentados caso a medida for aprovada.

“Essa MP me preocupa muito, pois ela tem como máscara de fundo a criação de novos postos de trabalho, mas reduzindo os direitos dos trabalhadores. Isso acaba dando ferramentas para o contratar e pagar menos contribuições. Ainda mais em tempos de FakeNews generalizada, onde pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros se informam via WhatsApp, não podemos enfraquecer ou retirar prerrogativas de profissionais sérios que lidam com a informação de forma isenta”, declarou Delegado Wellington.

Na ocasião, o presidente do sindicato dos jornalistas criticou a medida alegando que a MP é um desserviço que desvaloriza os profissionais da informação.

“Isso é uma insanidade. Com a retirada do registro profissional, retira a nossa identidade, qualquer pessoa que não tenha traquejo para o ofício e habilitação pode exercer a profissão, isso representa um desserviço a essas categorias e acaba com o conceito da categoria”, alegou Walter Gonçalves.

A tribuna contou com o apoio da maioria dos vereadores da casa, que se solidarizaram contra a medida, que apesar de não depender do legislativo municipal para sua aprovação, impactará diretamente no mercado de trabalho local.

Assessoria de Imprensa do Vereador