ícone whatsapp

Delegado Wellington protocola projeto para suplementação de vitamina D em Campo Grande

24.08.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Estudos epidemiológicos têm constatado que uma parcela significativa da população mundial, independente de idade, etnia e localização geográfica, apresenta baixos níveis de vitamina D. Diante da importância desta vitamina no processo de revitalização da imunidade, na atual situação de fragilidade vivida devido a pandemia do Covid-19, o vereador Delegado Wellington protocolou na Câmara Municipal de Campo Grande, um projeto de lei autorizativo que propõe a suplementação de um composto vitamínico com objetivo de fortalecer a suplementação de composto vitamínico, a base de vitamina D, nas unidades de saúde do município.

“O principal fator do projeto é melhorar a imunidade dos munícipes o mais precocemente possível, gerando uma maior e melhor qualidade do sistema imune, estando assim o corpo e metabolismo mais preparados para lidar com qualquer tipo de doença infectocontagiosa”, justificou o parlamentar.

É importante frisar que o uso da vitamina D não exclui a possibilidade de contrair uma patologia, mas sim aumenta as defesas do nosso corpo contra possíveis agentes infecciosos, tornando o processo de cura mais rápido e eficaz.

De acordo com a justificativa do projeto, a implementação da medicina preventiva nas unidades de saúde do município, principalmente por ter alta taxa de sucesso nos tratamentos, bem como com na economia de verbas públicas, conforme estudos do Professor e médico, Dr. Cícero Galli Coimbra.

“Poupa-se ao sistema de saúde público e privado vultosos gastos com internações hospitalares e medicamentos dispendiosos, ensejando-se a um grande número de pacientes uma vida essencialmente normal e produtiva, livrando-os de uma sobrevivência na condição de doentes crônicos, incapacitados para o trabalho e dependentes do sistema previdenciário.” (Coimbra, 2012)

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer, dificulta a proteção ao coração onde participa do controle das contrações do músculo cardíaco necessárias para bombear o sangue para o corpo.

Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde adquirir para suas farmácias municipais os suplementos, bem como administrar a distribuição e dosagem conforme a necessidade de cada paciente.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador