ícone whatsapp

Dia da Equoterapia: João César Mattogrosso é autor de lei que torna tratamento com cavalos acessível às pessoas em situação de vulnerabilidade

09.08.2022 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Prática é indicada a pessoas com sequelas, lesões ou deficiências

 

Método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, a Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico.

 A atividade é de suma importância para a recuperação e desenvolvimento de crianças e adultos com algum tipo de necessidade especial e, diante de sua relevância, o dia 09 de agosto é dedicado no Brasil como Dia Nacional da Equoterapia.

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. A atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Atento à grande importância dessa prática, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) é autor da Lei n° 6.696, de outubro de 2021, que institui o Programa Municipal de Equoterapia para pessoas em situação de vulnerabilidade no município.

 Segundo a lei, o objetivo é atender a pessoas com deficiências físicas ou mentais, distúrbios comportamentais ou vítimas de acidentes de trânsito, incluindo lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular; patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas; disfunção sensoriomotoras; distúrbios comportamentais; distúrbios de aprendizagem e distúrbios emocionais.

“Quando elaboramos esta lei, nos baseamos em comprovações de especialistas sobre o quanto o contato com o cavalo, devidamente acompanhado por equipe especializada, é benéfico à saúde de pessoas com lesões, sequelas ou necessidades especiais. É um investimento na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida de muitas pessoas e seus familiares”, avalia o vereador.

Segundo prevê a lei, o Executivo Municipal fica autorizado a firmar parcerias e/ou convênios com centros de equoterapia e com outras instituições públicas ou privadas. São coautores da lei os vereadores Carlão e Betinho.

Elci Holsback
Assessoria de Imprensa do Vereador