ícone whatsapp

Disponível nas Plataformas Digitais documentário que fala da prevenção do câncer de mama

31.10.2019 · 12:00 · Outras Notícias

Neste mês, a Câmara de Vereadores apoiou  o Outubro Rosa, uma campanha de adesão mundial para alertar sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. E, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31), os vereadores lançaram o documentário “Superação: A luta contra o câncer de mama”, que conta a história de luta de mulheres contra a doença, além de mostrar o caminho para a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no município.

O objetivo do Poder Legislativo foi disseminar a informação da importância da realização dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo de útero para a redução da mortalidade por essas doenças. A campanha Outubro Rosa foi instituída em Campo Grande por meio da Lei n. 5.303/14, de autoria dos vereadores Carlão, Juliana Zorzo, Luiza Ribeiro e Carla Stephanini.

A Procuradoria Especial da Mulher, composta pelas vereadoras Enfermeira Cida e Dharleng Campos, abraçou a campanha, juntamente, com todos os vereadores da Casa de Leis para difundir a informação, através do documentário, para todas as mulheres e para toda a sociedade sobre a importância da temática. Além disso, o prédio da Casa de Leis ficou iluminado de rosa durante todo o mês para simbolizar a luta contra os cânceres de mama e colo uterino, os tipos de cânceres que mais atingem as mulheres.

Para a vereadora Enfermeira Cida, o câncer é uma das patologias que mais mata nesse País. “Sabemos que o câncer de mama é o segundo em maior evidência, porém, uma vez diagnosticado precocemente ele se faz 100% de cura”, destacou.

Segundo a vereadora Dharleng Campos a mulher precisa se cuidar. “Este documentário veio para mostrar o testemunho de mulheres que venceram e que lutam contra o câncer. E nós conseguimos fazer um mês de conscientização em relação a prevenção. A mulher precisa  se cuidar, ela só vai conseguir amar o próximo, se dedicar à sua família, à sua profissão, se primeiro ela se cuidar, e quanto mais rápido  conseguir detectar, quanto menor for o caroço, mais rápido e fácil será de se curar”, abordou.

“Em especial, parabenizo os testemunhos pelo exemplo de vida e forma que encararam essa doença, é uma caminhada dura, mas com o apoio a caminhada fica mais serena”, avaliou o vereador Delegado Wellington.

Para o vereador Betinho, a prevenção é o melhor caminho. “Confesso que fiquei sensibilizado até porque recentemente perdi uma pessoa muito amiga que lutou bravamente contra essa doença, eu acompanhei a batalha dela. A prevenção é o melhor caminho, e esta Casa tem debatido amplamente este assunto aqui”, reforçou. 

O vereador Junior Longo reforçou a importância da prevenção. “A prevenção é o caminho, o autoexame, em todas áreas da saúde, se torna mais barato, mais eficaz, o resultado é muito mais positivo quando adotamos a prevenção”, alegou.

Já para o vereador Fritz essa luta é de todos. “Há 6 meses perdi uma tia em uma luta com quase 15 anos contra o câncer de mama, ela foi vencida. E, nós, da saúde pública precisamos destacar os desafios que nós temos para o diagnóstico precoce e para o tratamento. Essa luta não é só da sociedade, não é só do Poder Público, com certeza conseguiremos intervir nesse indicador”, disse.

O vereador Dr. Wilson Sami explicou a importância do exame de mamografia. “Só resta salientar a importância da prevenção, porque se diagnosticado recente tem cura 100%. Lembrando que a mamografia detecta o câncer do tamanho de uma cabeça de agulha. Então, que as mulheres não tenham medo de se submeter a esse exame”, afirmou.

“Este material produzido, além de estimular as pessoas que estejam passando por essa dificuldade, a superá-la, e ao mesmo tempo estimula a prevenção e os cuidados consigo”, destacou o vereador Eduardo Romero.

Para finalizar, o presidente da Casa de Leis, Prof. João Rocha afirmou que o objetivo fundamental do documentário é a promoção à saúde. “O fundamental e o mais importante é que nós todos estamos buscando transmitir com este documentário é a prevenção, a promoção à saúde e salvar vidas”, finalizou.

Plataformas Digitais

O documentário que tem duração de 17 minutos produzido pela Câmara de Vereadores está disponível em todas as plataformas digitais da Casa de Leis: Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, Site e Youtube.

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal