ícone whatsapp

Dr. Sami convida médico urologista para orientar sobre o câncer de próstata

20.11.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Segundo tipo mais comum da doença entre homens no Brasil (atrás somente do câncer de pele – não melanoma), o câncer de próstata é considerado um tipo de doença da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Estima-se que em 2018, pelo menos 68.220 novos casos tenham surgido no País.

Em geral, a apresentação dos sintomas é pouco percebida. Em sua fase inicial, o câncer da próstata evolui lentamente muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, a realização de exames periódicos é fundamental.

Para alertar os homens sobre a importância da realização de exames periódicos, o vereador Dr. Wilson Sami, convidou o médico urologista, Dr. Jamal Salem para uso da Palavra Livre.

“Há muito preconceito entre homens na hora de procurar um médico, principalmente o urologista. Mas devido as campanhas de conscientização e ao movimento Novembro Azul, que iniciou há cerca de 15 anos, os homens estão se conscientizando”, explicou o médico.

O médico urologista ainda explicou que o diagnóstico precoce fortalece a possibilidade de cura da doença.

“O câncer de próstata em geral é causado por fatores hereditários, cigarro e obesidade e por isso, todos os homens à partir de 40 anos devem fazer exame prostático. Vale destacar que cerca de 70% dos homens não apresentam nenhum sintoma e por isso é importante realizar o exame de sangue PSA e caso detectado algo será realizado o exame de toque retal. Com a evolução da medicina e o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 100%”, afirmou Dr. Jamal.

Dr. Sami reforçou a relevância da orientação de um profissional sobre o tema.

A importância da presença do Dr. Jamal e o esclarecimento ao público, com seu conhecimento de causa, por isso importante especialista falar e alertar”, avaliou o vereador.

Campanha Novembro Azul – Até o dia 29 de novembro, o HCCA  (Hospital do Câncer Alfredo Abrão), em Campo Grande, realiza gratuitamente exames PSA. São distribuídas 100 senhas ao dia, à partir das 6h e por ordem de chegada. De acordo com informações do hospital, podem realizar o exame homens entre 50 e 75 anos, portando os documentos pessoais, em jejum e sem manter relações sexuais por pelo menos três dias antes.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador