ícone whatsapp

Dr. Sami orienta adolescentes sobre DST e gravidez na adolescência em escola da Capital

13.11.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

A orientação é o melhor caminho para prevenir gravidez indesejada e DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), em especial entre os jovens.

Ao longo de mais de 30 anos como médico ginecologista e obstetra, o vereador Dr. Wilson Sami (PMDB) atua assiduamente na orientação de jovens sobre o assunto. Nos últimos 10 anos, o vereador já ministrou mais de 300 palestras em escolas e comunidades e neste sábado (11), novamente levou orientação a estudantes da Escola Estadual Arthur de Vasconcelos Dias, no bairro Estrela do Sul.

Durante a palestra “Sexualidade e Aborto na Juventude, Dr. Sami destacou a importância de exames preventivos, como do câncer de mama e do colo do útero.

“A prevenção no início sexual na adolescência, período propício ao aparecimento de alguns problemas de saúde é fundamental. É nessa fase que os jovens ficam mais vulneráveis à infecções, como o HPV e podem desenvolver lesões pré-malignas e até câncer do colo do útero. A falta de maturidade, sobre a sexualidade é um agravante, por isso é importante levarmos conhecimento que sobre este assunto, prevenindo os jovens de futuras complicações de saúde”, defende o vereador.

Dr. Sami elogiou ainda a iniciativa da diretora da escola, Fabiana de Lima Souza, por se preocupar e buscar ações de orientação aos estudantes.

“Toda e qualquer ação de orientação é fundamental, em especial nessa fase da vida, onde há muitas descobertas, mas poucas informações. A escola tem importante papel ao abrir as portas para que todos os assuntos relacionados à educação, saúde e bem-estar dos jovens estejam em pauta”, finalizou.

Jovens e sexualidade – De acordo com dados da Agência Brasil, divulgados em maio deste ano, o Brasil registrou 546.529 nascimentos de crianças, filhas de mães com idade entre 10 e 19 anos em 2015. O número é 17% menor que os 661.290 casos registrados em 2004.

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução se deu devido ações de orientação aos jovens, que aproxima os adolescentes de métodos contraceptivos, além de ampliar seus conhecimentos sobre prevenção e cuidados com a saúde.

Ainda segundo a publicação, as crianças nascidas de mães adolescentes representam ainda 18% dos nascimentos vivos no Brasil (com base em 2015). A região Nordeste lidera o ranking de nascimentos nesse perfil, seguida pelo Nordeste e em seguida, Sudeste.

Os dados dão conta ainda de que, segundo pesquisa, 66% dos casos de gravidez na adolescência são indesejados, ressaltando que a prevenção por meio da orientação é a melhor e mais eficaz alternativa para evitar tanto as DST’s quanto a gravidez precoce.

Assessoria de Imprensa do Vereador