ícone whatsapp

Dr. Sami orienta gestantes sobre cuidados relacionados ao COVID-19

22.04.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

A pandemia de COVID-19 gera muitas dúvidas e preocupação em relação à saúde. Com o objetivo de esclarecer a população sobre a doença, a Câmara Municipal de Campo Grande, realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma live  com a participação do vereador Dr. Wilson Sami (MDB) que orientou as gestantes sobre os cuidados necessários.

A live contou com a participação do vereador Dr. Lívio, presidente da Comissão Especial e da Comissão de Saúde, do vereador Eduardo Romero, que também integra a Comissão Especial, da vereadora Enfermeira Cida Amaral, vice-presidente da Comissão de Saúde e Dr. Sami, que é médico ginecologista e obstetra e membro da Comissão de Saúde.

Atento às dúvidas e receios das gestantes, Dr. Sami destacou que este público deve ter o mesmo cuidado recomendado à população de modo geral.

“O risco de infecção é o mesmo para qualquer ser humano, pois, a maneira de ser infectado não depende necessariamente da questão imunológica ou resistência orgânica do indivíduo. Portanto, a mulher grávida corre os mesmos riscos como os demais”, orienta Dr. Sami.

O vereador destacou ainda que cuidados essenciais devem ser adotados, tais como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool 70° para higienizar mãos, usar máscaras e manter as condições de higiene recomendadas. Caso haja presença de sintomas como tosse seca, febre ou dificuldade para respirar, a mulher deve procurar atendimento médico.

Com grande interação do público, Dr. Sami respondeu questionamentos enviados pela população. Uma das perguntas era sobre a amamentação caso a mulher esteja com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença.

“É cientificamente comprovado que o vírus não passa pelo leite materno e sabemos que o leite materno é uma vacina natural para o bebê. Caso a mãe esteja comprometida, precisará usar máscara e higienizar as mãos para se proteger e proteger seu filho”, explicou.

A mesma recomendação sobre o uso de máscaras e higienização serve para a mãe que queira segurar seu filho e esteja com suspeita ou confirmação da doença.

A dificuldade no atendimento foi outro tema abordado pelo vereador em resposta ao público da live, diante da prioridade nos atendimentos aos casos relacionados à pandemia.

“Há dificuldade na rede pública, mas estão atendendo gestante depois de 36 semanas. É muito importante o acompanhamento pré-natal, em caso de emergência, temos a Maternidade Cândido Mariano e o Hospital da Santa Casa que são portas abertas. Vamos conversar com o secretário (de Saúde) sobre abertura de ambulatório para casos especiais, como é o caso das gestantes e doenças crônicas. Muitas UBSs não têm o obstetra, vamos conversar com secretário de saúde para fazer uma estratégia, essas gestantes devem ser acompanhadas”, destacou Dr. Sami.

As lives com orientação sobre o COVID-19 ocorrem às quartas-feiras, às 9h30. A transmissão pode ser acompanhada pelo facebook.com/camaracgms ou pelo instagram @camaracgms..  

 

Elci Holsback 

Assessoria de Imprensa do Vereador